Ferrari ataca críticas da Red Bull aos pneus da Formula 1

sexta-feira, 17 de maio de 2013 às 9:37

Red Bull e Ferrari

A Ferrari atacou as críticas da rival Red Bull aos pneus atuais da Fórmula 1, dizendo que não entende por que ela deveria se sentir “envergonhada” por vencer corridas com estratégias agressivas de quatro paradas.

Em um retorno da coluna Horse Whisperer que foi publicada no site da Ferrari nesta sexta-feira, a equipe escreveu: “Parece que é necessário se sentir quase envergonhado por escolher uma estratégia que, como sempre, visa extrair o máximo do pacote que está disponível”.

“Além disso, se essa escolha fica clara desde sexta, porque todas as simulações são unânimes nesse aspecto, por que você deveria se sentir envergonhado quando comparado aos que fizeram uma escolha diferente e se arrependeram durante a corrida?”

A Ferrari reiterou que as críticas da Red Bull ocorreram apenas dois anos depois do triunfo de Sebastian Vettel no GP da Espanha com uma estratégia de quatro paradas.

“São momentos difíceis para pessoas com memórias curtas”, afirmou a coluna. “Talvez, por causa da grande quantidade de informações disponíveis hoje, as pessoas falem rápido demais, se esquecendo de coisas aconteceram no passado recente. Ou talvez as células cerebrais que controlam a memória só operem seletivamente, dependendo dos resultados alcançado na pista por seus proprietários”.

“Um exemplo clássico disso é a saga atual em relação ao número de pit-stops. Vozes se ergueram para destacar o fato de várias equipes, algumas que subiram ao pódio e outras que ficaram bem longe, terem feito quatro pit-stops no recente GP da Espanha, tornando a prova difícil de se acompanhar”.

“É uma pena que essas almas valorosas tenham se mantido quietas há dois anos, quando, no mesmo Circuito da Catalunha e na pista de Istambul, cinco dos seis pilotos que subiram ao pódio fizeram exatamente o mesmo de pit-stops que Alonso e Massa no GP da Espanha do último domingo”.

“De fato, não há nada de novo em relação a vencer uma corrida fazendo tantas paradas, mesmo descontando aquelas onde isso se deveu às condições meteorológicas instáveis. Só é preciso lembrar de 2004, quando Michael Schumacher venceu o GP da França graças ao que era uma estratégia de três paradas, posteriormente alterada para quatro”.

“Aquela foi a chave que permitiu ao F2004 do multicampeão superar Fernando Alonso, na época piloto da Renault, que fez três pit-stops. E, nos lembramos muito bem que, naquele dia, nossa estratégia e nossa fornecedora de pneus foram muito elogiadas por permitirem que extraíssemos o máximo do carro”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.