F3 Europeia – Pneus e drive through atrapalham Derani em Brands Hatch

domingo, 19 de maio de 2013 às 13:58

Pipo Derani

Único brasileiro inscrito na FIA F-3 Europeia, Pipo Derani teve um fim de semana complicado no autódromo de Brands Hatch, na Inglaterra, que foi palco da quarta etapa da temporada. Ele e sua equipe ainda estão se adaptando aos pneus usados na categoria, o modelo Hankook e encontraram dificuldades para achar o acerto ideal para os 1.929 metros do Circuito Indy. Pipo Derani não marcou pontos nesta rodada tripla da competição e viu o italiano Rafaelle Marciello abrir vantagem na liderança da tabela, após ficar em segundo na corrida 1 e vencer a segunda disputa do fim de semana. A próxima etapa ocorre dias 1º e 2 de junho em Red Bull Ring, na Áustria.

A adaptação aos pneus tem sido a pedra no sapato para Pipo Derani e a equipe Fortec Motorsport na temporada 2013 da FIA F-3 Europeia. Em seu primeiro ano na competição, o jovem de 19 anos reconhece que esse tem sido o grande desafio. Além disso, ainda tem os duelos com os pilotos que já conhecem o campeonato.

“É claro que os pilotos que já corriam na FIA F-3 Europeia levam vantagem, porque conhecem a competição e não precisam se acostumar às regras e aos pneus. Eu e a equipe ainda estamos nos adaptando a tudo isso, o que leva um tempo, mas estamos trabalhando para aprender rápido e evoluir a cada etapa”, comentou Pipo Derani.

Sem encontrar o acerto ideal, Pipo largou detrás nas três corridas do fim de semana, válidas pela quarta etapa da temporada. Classificou em 18º na corrida 1, 19º na prova 2, e saiu do 20º posto na disputa derradeira. Os problemas com os pneus persistiram e mesmo assim o brasileiro buscou a recuperação, mas ficou fora da zona de pontuação. Terminou em 14º na corrida 1, vencida pelo britânico Alex Lynn.

Pipo foi o 18º na segunda e na terceira disputas, ambas com vitória do italiano Rafaelle Marciello, mas o competidor da equipe Prema Powerteam foi excluído da terceira corrida, por irregularidade técnica, com isso Lucas Auer herdou o primeiro lugar. Com a punição ao italiano, todos os pilotos subiram uma posição no resultado final da corrida 3 de Brands Hatch, Derani terminou em 17º.

Derani que é o 14º colocado na tabela de classificação, com 13 pontos, comentou as dificuldades da etapa. “Foi um fim de semana difícil, mas importante para aprendermos. Na corrida de hoje eu vinha bem, estava com um bom ritmo, mas tomei um drive through porque não vi a bandeira amarela. E muita gente também foi penalizada. Não fosse isso, acredito que daria para terminar na zona de pontos, acho que em sétimo”, disse o brasileiro. “Não tem sido fácil e isso me deixa triste, mas temos que focar na adaptação e trabalhar visando a evolução”, concluiu Derani.

A próxima etapa será no circuito Red Bull Ring, na Áustria, nos dias 1º e 2 de junho.

Classificação após a quarta etapa (5 primeiros):
1º) Raffaele Marciello, 214,5 pontos
2º) Felix Rosenqvist, 134
3º) Lucas Auer, 123
4) Alex Lynn, 119,5
5º) Harry Tincknell, 104
14º) Luis Felipe Derani, 13

Confira as próximas provas da FIA F-3 Europeia em 2013:
01 e 02 de junho – Red Bull Ring (AUT)
13 e 14 de julho – Norisring (ALE)
17 e 18 de agosto – Nürburgring (ALE)
28 e 29 de setembro – Zandvoort (HOL)
19 e 20 de outubro – Hockenheim (ALE)
26 e 27 de outubro – Paul Ricard (FRA)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.