F1 – Wolff: Não é nossa prioridade fornecer UPs

sexta-feira, 16 de outubro de 2020 às 13:38

Christian Horner e Toto Wolff

O chefe e CEO da equipe Mercedes de F1, Toto Wolff, disse que tanto a falta de capacidade quanto os benefícios de marketing reduzidos explicam sua negativa em fornecer UPs à Red Bull a partir de 2022.

A Red Bull está à procura de um novo fornecedor de UP depois que a parceira Honda anunciou que deixará a F1 no final da temporada de 2021.

Wolff descartou a possibilidade de a Mercedes fornecer à Red Bull durante o fim de semana do GP Eifel, deixando Ferrari e Renault como os únicos outros fabricantes existentes que poderiam fornecer motores.

A Red Bull disse que sua opção preferida seria assumir o projeto da UP Honda existente a partir de 2022, mas como o Autoracing publicou, isso dependeria de um congelamento no desenvolvimento do motor.

A Mercedes estava aberta a trabalhar com a Red Bull em 2015, quando a equipe estava tentando cortar relações com a Renault. As discussões chegaram ao nível do conselho da Mercedes, onde o plano acabou sendo rejeitado.

Questionado pelo Autosport sobre o que mudou em sua visão desde 2016, Wolff explicou que um acordo agora não somente reduziria os benefícios de marketing da Mercedes, mas também aumentaria ainda mais a capacidade da divisão de High Performance Powertrain da Mercedes, que já está lotada para fornecer para três outras equipes de F1 – além da própria – a partir de 2021.

“Naquela época, a ideia era que a Mercedes e a Red Bull pudessem trabalhar juntas em marketing”, disse Wolff.

“Ficamos interessados na plataforma que a Red Bull forneceu, pois eles são uma marca super bacana e muito inovadora no que fazem.”

“Isso foi o que eu disse a Christian Horner, e se fossemos capazes de ligar as forças de alguma forma e encontrar uma aliança, algo no nível do conselho da Daimler, permitiria pelo menos uma consideração adequada.”

“Mas nunca se concretizou.”

“Hoje é simplesmente um problema de capacidade. Essas UPs são muito complicadas. Estamos em uma situação que não podemos simplesmente expandir continuamente, como a Daimler.”

“Do ponto de vista logístico, do ponto de vista dos custos, não é possível fornecermos à Red Bull uma unidade de potência.”

“E do ponto de vista do marketing hoje, os fornecedores de UPs não se beneficiaram muito trabalhando com outras equipes.”

“Esse é o motivo pelo qual compramos a equipe, e por que não continuamos como fornecedores de motores, e acho que estamos colhendo os benefícios de ter uma equipe própria.”

“Não é nossa prioridade fornecer motores.”

“Nós os construímos e os usamos em nossos carros e, obviamente, para financiar os custos, os fornecemos (vendemos) aos clientes.”

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AS - www.autoracing.com.br

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