Red Bull ameaça abandonar a F1 se Ferrari vetar congelamento das UPs

sexta-feira, 16 de outubro de 2020 às 12:53

Mattia Binotto e Christian Horner

A Red Bull retirará suas duas equipes da Fórmula 1, a menos que um congelamento no desenvolvimento do motor seja introduzido, de acordo com a prestigiada revista alemã Auto Motor und Sport.

O relato afirma que a Red Bull quer assumir o motor Honda para si depois que o fabricante japonês anunciou que vai se retirar da Fórmula 1 no final da temporada de 2021.

Isso significa que a Red Bull e a AlphaTauri ficariam sem um fornecedor, mas continuariam o trabalho da Honda. Eles levaram em consideração a forma como sua relação com a anterior fornecedora de motores, a Renault, implodiu, enquanto a Mercedes descartou o fornecimento de motores para seus rivais mais próximos.

Mas se a equipe Red Bull continuasse trabalhando com a UP que a Honda vai deixar para trás, precisaria de estabilidade nos regulamentos para se manter competitiva.

E o relato da Auto Motor und Sport afirma que a Red Bull e a AlphaTauri estão ameaçando sair da Fórmula 1 se um congelamento no desenvolvimento do motor a partir de 2022 não for introduzido.

O Dr. Helmut Marko, chefe do programa de pilotos da Red Bull, “confirmou ao setor automotivo e esportivo que a Red Bull prefere o motor Honda sob sua própria responsabilidade. Porque é a única forma de preservar um pouco de independência. A Red Bull também informou isso aos gerentes da Fórmula 1.

“No entanto, o plano parece um pouco mais dramático: ou o desenvolvimento do motor será congelado a partir de 2022 ou a Red Bull deixará a Fórmula1 com suas duas equipes.”

O relato prossegue afirmando que a Mercedes está “positiva” em relação à proposta de congelamento da Red Bull, enquanto a Renault a apoiará se houver um “alinhamento de motores de antemão”.

No entanto, a Ferrari é quem deve bloquear a proposta, com o relato afirmando que eles não acreditam que a Red Bull esteja em uma situação de emergência, e a Scuderia parece estar disposta a fornecer as suas UPs à Red Bull e AlphaTauri.

Resta saber se a Red Bull estaria ou não interessada na potência da Ferrari, considerando como a equipe tem o pior motor do grid este ano.

Outro grande obstáculo são as próximas mudanças nos motores, que terão 20% de biocombustível adicionado a partir de 2022, enquanto a partir de 2023 o esporte usará 100% de combustível neutro em CO2.

A Ferrari não está disposta a permitir que todas essas mudanças entrem em colapso simplesmente para atender ao pedido da Red Bull.

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AS - www.autoracing.com.br

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