F1 – Webber “surpreso” com sua estratégia de três paradas

terça-feira, 15 de outubro de 2013 às 9:35

Mark Webber

Mark Webber admitiu que ficou “surpreso” com a estratégia de três paradas da Red Bull após terminar em segundo no GP do Japão – atrás do companheiro de equipe Sebastian Vettel, que parou duas vezes.

“Para ser honesto, eu não achava que a batalha seria com Sebastian no final”, disse ele. “Estava basicamente terminado quando não conseguimos abrir uma vantagem suficiente com três paradas contra as duas de Seb”.

“Nós tentamos lutar com Romain (Grosjean) no final e acabamos mudando a estratégia para três pit-stops. Portanto, eu estava em um sanduíche tentando bater Romain com duas paradas, e, de repente, decidimos fazer três”.

“Fiquei um pouco surpreso. Perguntei se era a coisa certa a fazer, porque senti que poderíamos chegar à volta alvo. É claro que Seb poderia continuar por duas ou três voltas a mais, talvez quatro, mas em termos de volta alvo para fazer dois pit-stops, creio que era possível”.

“As três paradas não foram absolutamente ridículas, mas o risco é maior, e, obviamente, você precisa ultrapassar os outros pilotos na pista. No final, nós voltamos para onde estávamos em termos de posição, mas é claro que Seb ultrapassou nós dois (Webber e Grosjean)”.

Webber foi o primeiro dos três líderes a parar na volta 12, e disse que estava tentando superar Grosjean, apesar de ainda acreditar que faria dois pit-stops naquela altura.

“Estávamos tentando assumir a liderança, colocar mais pressão sobre Romain. Acho que não estava fácil para nenhum de nós lidar com o pneu opcional. Eu pressionei Romain perto do final daquele trecho. Estávamos mais ou menos na janela para duas paradas”.

“Assim que parei, o pessoal disse ‘sim, nossa estratégia é de dois pit-stops, sem problema. Cuide dos pneus e o plano será mantido’. Então, nós trocamos para três. Provavelmente, eles acharam que seria mais rápido para mim fazer três paradas. Foi o que eles pensaram, foi a razão para isso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.