F1 – Vettel confirma o tetracampeonato com sexta vitória consecutiva
domingo, 27 de outubro de 2013 às 9:12Sebastian Vettel garantiu seu quarto campeonato mundial consecutivo na Fórmula 1 com uma vitória dominante no GP da Índia.
O piloto da Red Bull converteu sua pole position na liderança na primeira curva no circuito de Buddh e sempre esteve efetivamente na frente, apesar de sua estratégia de pit-stop ter pintado um cenário diferente durante a fase inaugural da prova.
Vettel largou com os pneus macios e foi o primeiro a trocá-los pela borracha média no final da segunda volta. Quando a Ferrari de Felipe Massa e as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton se livraram de seus macios, o companheiro de Vettel na Red Bull, Mark Webber, ficou na frente, enquanto o alemão lutava no meio do pelotão.
Uma combinação de ultrapassagens e pit-stops para os outros permitiu que Vettel subisse rapidamente de 18º para quinto. Apesar de estar no tráfego, ele reduziu uma vantagem de 18s de Webber para 11s no momento em que o australiano fez sua primeira parada, na volta 28.
Naquele ponto, Vettel havia passado a Lotus de Romain Grosjean, a Toro Rosso de Daniel Ricciardo e a McLaren de Sergio Perez, significando a retomada da liderança. Ambos os pilotos da Red Bull fizeram seus últimos pit-stops na volta 33, com a equipe usando uma estratégia similar de trecho curto com os macios para Webber.
A desvantagem de 11s de Webber em relação a Vettel antes das últimas paradas aumentou para mais de 13s depois delas, levando a equipe a instruir o alemão a reduzir seu ritmo e poupar seus pneus. Isso se tornou irrelevante menos de 10 voltas depois, já que Webber abandonou depois de sofrer um problema no alternador.
O azar de Webber promoveu Kimi Raikkonen ao segundo lugar, com o piloto da Lotus tentando chegar ao final com um trecho de 52 voltas com os pneus médios. Contudo, o finlandês não conseguiu segurar Rosberg, que usou seu DRS para assumir a segunda posição a oito voltas do final. Ele terminou 29s atrás de Vettel, com a Red Bull também conquistando o título de construtores.
Raikkonen estava mais de um segundo mais lento do que aqueles que o perseguiam durante as últimas voltas, incluindo o companheiro Grosjean. O francês, que largou em 17º, colou na traseira de Raikkonen quando restavam quatro voltas e passou o finlandês na saída da curva 4, mas imediatamente cedeu de volta a posição a fim de evitar uma punição.
Raikkonen deixou Grosjean passar na mesma volta para permitir que o francês subisse ao pódio pela terceira corrida consecutiva. Ele então foi superado por Massa na disputa pelo quarto lugar quando eles cruzaram a linha de chegada segundos depois.
Hamilton e Perez chegaram em Raikkonen uma volta e meia mais tarde. Perez utilizou o DRS e o KERS para ultrapassar ambos na reta oposta e obter a quinta colocação – seu melhor resultado desde que se juntou à McLaren.
Raikkonen, que perdeu a sexta posição para Hamilton durante a mesma manobra, parou para trocar pneus a apenas duas voltas do final, mas conseguiu se manter à frente de Paul di Resta e marcou a volta mais rápida da prova. Di Resta e Adrian Sutil garantiram os dois carros da Force India nos pontos, com Ricciardo completando os dez primeiros.
Fernando Alonso, o único piloto que chegou na Índia com uma chance de tirar o título de Vettel, teve uma corrida cheia de incidentes. Ele parou cedo para trocar pneus e colocar uma nova asa dianteira após tocar na asa traseira de Webber e danificar seu bico na saída da primeira curva da prova, e então tocou rodas com Jenson Button duas curvas depois.
O piloto da Ferrari passou a tarde inteira no pelotão intermediário e terminou em 11º após para três vezes e lutar com Ricciardo, Pastor Maldonado e Button no final.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid |
1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 60 | 1h31m12.187s | 1 |
2 | Nico Rosberg | Mercedes | 60 | +29.8s | 2 |
3 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | 60 | +39.8s | 17 |
4 | Felipe Massa | Ferrari | 60 | +41.6s | 5 |
5 | Sergio Perez | McLaren-Mercedes | 60 | +43.8s | 9 |
6 | Lewis Hamilton | Mercedes | 60 | +52.4s | 3 |
7 | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault | 60 | +67.9s | 6 |
8 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 60 | +72.8s | 12 |
9 | Adrian Sutil | Force India-Mercedes | 60 | +74.7s | 13 |
10 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | 60 | +76.2s | 11 |
11 | Fernando Alonso | Ferrari | 60 | +78.2s | 8 |
12 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 60 | +78.9s | 18 |
13 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | 59 | +1 volta | 14 |
14 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 59 | +1 volta | 10 |
15 | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari | 59 | +1 volta | 16 |
16 | Valtteri Bottas | Williams-Renault | 59 | +1 volta | 15 |
17 | Max Chilton | Marussia-Cosworth | 58 | +2 voltas | 22 |
18 | Jules Bianchi | Marussia-Cosworth | 58 | +2 voltas | 19 |
19 | Nico Hulkenberg | Sauber-Ferrari | 54 | +6 voltas | 7 |
20 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 39 | +21 voltas | 4 |
21 | Charles Pic | Caterham-Renault | 35 | +25 voltas | 21 |
22 | Giedo van der Garde | Caterham-Renault | 1 | +59 voltas | 20 |
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