F1 – Um “quase oval” num segundo GP do Bahrain este ano?

sexta-feira, 12 de junho de 2020 às 13:10

Circuito “quase oval” do Bahrain

O curto, mas muito rápido circuito externo “oval” no Bahrain pode servir de base para um dos GPs propostos para este ano, disse Ross Brawn ontem aqui.

O Circuito Internacional do Bahrain – que estreou no calendário da F1 em 2004 – foi construído com várias configurações, todas as quais atualmente possuem a licença FIA de Grau 1 necessária para realizar uma corrida de F1, como demonstrado em 2010, quando a F1 usou sua versão mais longa, pensada para corridas de endurance.

Com o Bahrain quase concordando com um acordo que levaria o evento de março planejado para o final de 2020, provavelmente em dezembro, com duas corridas em finais de semana consecutivos, a oportunidade de usar o “oval” poderá ser aproveitada.

De acordo com Ross Brawn, ele está interessado em usá-lo o que ele descreve como “quase um oval”.

O layout mostraria o primeiro setor inalterado, antes de reverter para parte do layout Endurance na curva 4 e realizar as duas rápidas curvas 6 e 7. No entanto, enquanto o layout Endurance volta à pista interna logo após a sinuosa curva 8, a pista externa vai direto da curva 8 para a 9 e se junta novamente à uma leve descida até a curva final.

Em 3,664 km, apenas o circuito de Mônaco seria mais curto, mas com três retas longas e apenas dez curvas, o Circuito Externo do Bahrain veria tempos de volta significativamente mais rápidos em menos de um minuto.

Seria algo inédito e diferente para a F1, além de aparentemente muito interessante. Além de ser de altíssima velocidade, trata-se um layout que tem três freadas fortíssimas, todas elas sendo pontos potenciais de ultrapassagem.

Esse layout diferente no Bahrain é mais uma opção que a F1 pode testar, depois da equipe Mercedes ter vetado o grid invertido que seria testado nos sábados de classificação dos segundos GPs da Áustria e da Inglaterra.

Com sete corridas agora canceladas e várias outras incertas, a F1 tem dois locais – Portimão e Mugello – em espera, embora a categoria nunca os tenha visitado antes. Hockenheim também pode ser incluído, apesar de não aparecer no calendário original deste ano, enquanto um retorno a Imola também não está descartado.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.