F1 – Brawn: Teremos um campeonato tão válido como qualquer outro

quinta-feira, 11 de junho de 2020 às 14:01

Ross Brawn

O plano para as oito corridas de abertura do calendário da Fórmula 1 2020, que começa na Áustria de 3 a 5 de julho, segue em frente – mas o que acontece depois disso está menos claro. Aqui, o diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn, nos dá as últimas notícias do que está acontecendo nos bastidores.

Após um longo período fechadas, as fábricas das equipes de F1 estão mais uma vez a todo vapor em seus preparativos para a nova temporada.

Com uma série de novos protocolos a serem introduzidos a partir do Red Bull Ring em resposta à pandemia do coronavírus, algumas equipes estão agendando testes privados para voltar à velocidade e eliminar a ferrugem. A Mercedes completou o dela na quinta-feira, a Racing Point e a Ferrari planejam seus próprios nas próximas semanas.

Enquanto isso, os chefes da F1 mantêm uma comunicação constante com os promotores de corrida, na tentativa de reforçar a segunda metade da temporada, um processo complicado, dado que países ao redor do mundo estão em diferentes estágios de lidar com o coronavírus, com a situação mudando às vezes diariamente. Mas aqui é onde estamos.

As peças estão começando a se encaixar
Após a primeira corrida europeia de oito programadas, Brawn diz que existe o potencial de adicionar mais corridas na Europa – dado que alguns GPs fora no velho continente podem desistir – com Bahrain e Abu Dhabi muito bem preparados para concluir a temporada.

“As coisas estão mudando rapidamente, mas ainda temos tempo”, disse Brawn. “Temos muitas opções diferentes e estamos muito confiantes de que teremos uma ótima segunda metade da temporada, mas não faz sentido afirmar nada ainda, pois há algumas incertezas que precisamos esperar para montar.”

“Há uma contingência para se prolongar a temporada européia com mais uma ou duas corridas, se necessário. Acho que o Bahrain e Abu Dhabi farão o fechamento da temporada do que podemos ver no momento. Isso nos dá 10 corridas. Vamos encontrar pelo menos cinco ou seis boas corridas no meio.”

“Reconhecemos que locais onde eles precisam construir uma pista, como Baku ou Cingapura, precisam de mais atenção do que pistas permanentes. Todos os aspectos foram considerados e acho que podemos ter uma segunda metade muito boa da temporada. Haverá algumas corridas (do calendário original do segundo semestre) que não acontecerão, outras que talvez realizemos, mas há muita coisa acontecendo.”

Houve pontos de interrogação sobre se um calendário de oito corridas constituiria um Campeonato Mundial. Brawn acredita que sim, com base na explicação da FIA, mas ele não acha que será relevante porque a F1 está “planejando muito mais do que” oito corridas.

Novos locais europeus são possíveis
Uma série de pistas na Europa estão sendo avaliadas como potenciais anfitriãs de corridas após as oito primeiras, incluindo a pista da Ferrari Mugello, Imola, Portimão em Portugal e Hockenheim, entre outras.

Brawn diz que é possível que a F1 retorne a uma das pistas europeias que já sediou uma corrida em 2020 – Red Bull Ring, Hungaroring, Silverstone, Barcelona, ​​Spa e Monza – mas pensa que “é mais provável que sejam novos locais”.

Ele acrescenta: “Há várias boas pistas europeias nas quais podemos adicionar mais uma ou duas corridas para garantir uma temporada abrangente. Não vamos declarar ainda, pois estamos num trabalho em andamento.”

Com as negociações ainda em andamento, não está claro quando o restante do calendário será tornado público, mas o plano é fazê-lo antes que a temporada comece na Áustria, ou seja, dentro das próximas três semanas

“O que realmente queremos evitar é anunciar e depois ter que mudar”, disse Brawn. “Também precisamos anunciar isso em um tempo suficiente para que as pessoas possam fazer planos. Esperamos que algumas corridas na segunda metade da temporada tenham espectadores, por isso precisamos de tempo para a venda e promoção de ingressos.”

Dois layouts podem ser usados, ​​se o Bahrain realizar duas corridas
Se o Bahrain receber duas corridas em seguida, em vez de apenas uma corrida, antes do final da temporada em Abu Dhabi, Brawn disse que há o potencial de dois layouts de circuitos diferentes serem usados.

A pista do Oriente Médio tem a opção de vários layouts, com sua configuração mais longa de “pista para endurance” usada em 2010, embora essa mudança traga desafios.

“Uma das atrações legais do Bahrain é que a pista tem muitas configurações, então poderíamos ir ao Bahrain e correr em duas pistas diferentes lá”, disse Brawn. “Existe um tipo agradável de pista quase oval que seria bastante emocionante, e todos os layouts têm uma licença de Grau 1 da FIA, então essa é uma opção que temos no bolso.”

“O uso de duas configurações envolve muito trabalho para o pessoal de pista – por exemplo, o tempo precisa ser configurado para duas pistas, então é preciso muita atenção. Isso é algo que precisamos levar em consideração.”

Corridas classificatórias de grid invertido ainda na mesa para 2021
Os planos para ajustar o formato de classificação com uma corrida sprint de grid invertido para definir a ordem de largada da corrida de domingo em locais que realizarão duas corridas nesta temporada foram colocados “em quarentena” depois que a Mercedes foi contra, impedindo um acordo unânime.

No entanto, ainda há o potencial de serem introduzidos no futuro. “As corridas de grid invertido ainda estão na mesa para o próximo ano”, disse Brawn, que acrescentou que qualquer alteração nos formatos deste ano será “bastante sutil”.

Sistema de descarte de pontos para 2020 descartado
O calendário deste ano inevitavelmente será mais curto do que o planejado para as 22 corridas, cortesia da pandemia de coronavírus. Com isso em mente, a ideia de permitir que pilotos e equipes descartem pontos de um certo número de corridas – como foi o caso em algumas temporadas anteriores da F1 – se um piloto não pudesse competir por causa do vírus, foi considerada, mas acabou-se optando contra.

“Conversamos em um estágio de viabilidade de talvez descartar um ou dois resultados nas circunstâncias atuais”, diz Brawn. “O problema disso é que as equipes podem ‘jogar’ ‘. Eles poderiam descobrir como poderiam tirar proveito dessa oportunidade e você poderá descobrir que eles chegam a uma corrida em que provavelmente não marcarão pontos por estarem com problemas, por isso decidam não terminar.”

“Isso ficaria ruim para a Fórmula 1. Há todo tipo de jogo se houvesse uma oportunidade de descartar alguns resultados, por isso concluímos que, especialmente por haver um calendário mais curto, era melhor considerar todos os resultados.”

Apesar da campanha encurtada, Brawn ainda acredita que contará como um título digno. “Será um campeonato bastante emocionante, com um número reduzido de corridas, então acho que será um campeonato válido”, diz ele. “O melhor cara vencerá. Iremos a uma grande variedade de pistas e será um campeonato tão válido quanto qualquer outro.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.