F1 – Sutil animado com novo recomeço na Sauber

terça-feira, 7 de janeiro de 2014 às 16:50

Adrian Sutil

O piloto alemão Adrian Sutil, retornou a F1 na última temporada com a Force India, após ter ficado ausente no ano de 2012. Em dezembro, foi confirmado que ele iria se transferir para a Sauber, com o compatriota Nico Hulkenberg percorrendo o caminho inverso.

“Estou feliz de estar em uma nova equipe, um novo ambiente, uma nova energia e para mim um novo desafio é claro”, disse Sutil em entrevista a Sky Sports.

“A sede da equipe é perto da minha casa. Eu gosto de estar na Suíça de qualquer maneira, e isso significa que eu posso ir constantemente à fábrica da equipe de carro, o que provavelmente será um grande benefício durante a temporada, assim posso evitar de estar sempre viajando, como era o caso quando eu estava na Force India”. “Temos no momento bons objetivos, a equipe é estável, tem um histórico muito bom e, estou gostando muito de trabalhar com eles”.

“Desde o início da temporada, tivemos algumas conversas e eu estava em contato com a Srta. Monisha Kaltenborn desde fevereiro de 2012, quando eu nem estava correndo”. “Então fizemos contato por um tempo e, foi apenas uma questão de detalhes para encontrar uma solução em conjunto”. “Este ano ficou claro para mim, se eu queria permanecer mais um ano na Force India ou me transferir para a Sauber. A equipe suiça foi a minha preferência, então eu estou feliz em estar em um novo ambiente pronto para enfrentar um novo desafio”.

A Sauber conquistou quatro pódios em 2012 e, Sutil espera que ele seja capaz de conseguir repetir esses resultados nas três primeiras corridas da temporada, embora ele admite que seu principal objetivo é melhorar sua classificação no mundial de pilotos com relação ao último ano.

“Ninguém sabe o que realmente vai acontecer este ano, não sabemos como o carro vai se comportar durante a temporada, então são perguntas muito difíceis de responder neste momento”, admitiu o alemão.

“Para mim, a cada ano minha meta e o grande objetivo é ir melhor do que no ano anterior”. “É o que eu estipulei como meta e espero que consiga alcançá-la no final da temporada”.

“Se houver uma chance de pódio vou tentar conseguir é claro, porque eu nunca tive um na F1 e, eu estou ansioso para conquistar”. “Então, quem sabe se isso vai ocorrer ou não é o destino, não posso afirmar se isso vai realmente acontecer ou não, tudo vai depender do desenvolvimento do carro”. “É muito importante que no momento todos estão focados e comprometidos em obter sucesso nesta temporada”.

Com grandes alterações nos regulamentos desta temporada, algumas equipes médias podem surpreender e, o piloto alemão afirma que há a possibilidade de conquistar bons resultados nas corridas iniciais.

“É algo que deve ser esperado – é uma nova temporada com carros completamente novos e, acho que as primeiras corridas com toda a questão de economia de combustível somado ao novo motor turbo, com certeza vai ser um grande desafio para todos os pilotos e equipes”, disse ele.

“Ninguém sabe o que vai acontecer, e nós como pilotos temos que encontrar o caminho certo para ajudar a equipe a extrair tudo que o carro permite, porém economizar combustível no momento certo será essencial na questão da estratégia”. “Nas primeiras corridas vai ser tudo muito difícil, então isso será uma grande chance para tirarmos vantagem”.

Isso significa que os testes vão desempenhar um papel ainda mais importante este ano e, apesar de quatro, de dois dias de sessões durante a temporada foram aprovados para 2014, Sutil sente que houve um caso para a reintrodução de um quarto teste de inverno ou, como foi o caso em Mugello, em 2012, um teste mais longo durante a temporada para permitir que equipes possam analisar o desenvolvimento do carro.

“Eu acho que é uma boa idéia sim”, disse Sutil. “Especialmente durante a temporada, você precisa de um teste onde você pode analisar todas as coisas que aconteceram durante as corridas de uma forma diferente. O fato de não se ter testes durante a temporada, você é obrigado a testar novos componentes em treinos livres, o que é algo sempre muito, muito difícil. Então havendo testes durante a temporada, isso ajuda nós pilotos e as equipes a ter um pouco mais de tempo para desenvolver o carro”.

“Os fãs certamente não querem assistir corridas onde todos os carros estão apresentando falhas ou problemas”. “No fim das contas a F1 é um show, a categoria máxima do automobilismo que, destaca-se pelo poder de engenharia e, se isso não vai bem o resultado são carros quebrando, então certamente essa não é uma imagem que o público espera da F1”.

A Lotus anunciou nesta segunda-feira que vai ficar de fora do primeiro teste da pré-temporada em Jerez, alegando que vai desenvolver ainda mais o seu carro na fábrica e, isso é algo que não foi visto com bons olhos por Sutil .

“Com certeza não é algo bom”, disse ele. “Eu não sei os detalhes internos e qual é realmente o problema, mas eu acho que você precisa aproveitar ao máximo todos os dias de testes disponíveis”. “Ainda mais este ano, que temos novas regras aerodinâmicas e um novo motor turbo, o tempo de pista é essencial”, encerra Sutil.

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.