F1 – Red Bull defende estratégia de três paradas para Webber

domingo, 13 de outubro de 2013 às 9:30

Mark Webber

A Red Bull insiste que não tinha escolha e precisou adotar uma estratégia de três paradas para Mark Webber no GP do Japão. Tal opção deu a vitória ao primeiro piloto da equipe, Sebastian Vettel, que fez dois pit stops e vinha atrás do australiano no trecho inicial da corrida.

Segundo a equipe, o primeiro stint de Webber foi muito curto, apenas 11 voltas. O piloto australiano revelou surpresa pela estratégia diferenciada, dando margem a comentários de que teria sido deliberadamente prejudicado em favor do alemão, que poderia se sagrar tetracampeão de forma antecipada.

“O aspecto fundamental foi o primeiro trecho”, explicou Christian Horner. “Fomos para a corrida pensando que dois pit stops ficaria apertado, mas provavelmente com pista limpa isso poderia ser feito. O primeiro stint determinou as coisas. Mark colocou (Romain) Grosjean sob muita pressão e isso desgastou mais rapidamente os pneus”.

“Ficou muito curto para nós, pelas nossas ideias, fazer duas pararadas realmente funcionarem, porque ele teria efetivamente ficado sem pneus nas últimas voltas. Então, a corrida se abriu para Mark e (Daniel) Ricciardo segurou o resto do grid, dando a ele pista limpa. Enquanto Grosjean parou para cobrir Mark, Sebastian foi capaz de obter ar limpo e correr em um ritmo muito rápido, tendo conservado seus pneus. Isso aconteceu novamente no segundo stint e, com a lacuna aberta, Mark fez uma parada limpa. Sentimos que era a melhor maneira de atacar e passar Grosjean com o Mark e fazer o oposto com sebastian”, prosseguiu o chefe da equipe.

Segundo, Horner discussões haviam ocorrido antes da prova para tornar claro para Webber e Vettel que eles estavam livres para lutar um contra o outro. Ele acha também que, se Grosjean tivesse atrasado mais Vettel após sua segunda parada, Webber teria a melhor estratégia.

“Discutimos antes da corrida que os pilotos estavam livres para correr um contra o outro hoje, e em um ponto da corrida parecia que Mark – se Grosjean tivesse segurado Seb – teria melhores pneus naquele momento e uma melhor chance de ganhar. Mas Seb fez a ultrapassagem mais cedo e rapidamente, construindo uma vantagem que foi fundamental para sua corrida”, concluiu Horner.

EB - www.autoracing.com.br

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