F1 quer agrupar mais corridas por região em 2023

domingo, 22 de maio de 2022 às 8:45

GP de Miami

A Fórmula 1 planeja agrupar mais corridas por região em 2023, em um esforço para melhorar suas credenciais de sustentabilidade, reduzindo movimentos de carga e viagens. A estratégia foi revelada pelo chefe da F1, Stefano Domenicali, durante sua reunião regular de sábado com os chefes de equipe em Barcelona.

Em 2019, a Liberty anunciou um plano para tornar o esporte neutro em carbono até 2030, e a racionalização do calendário é vista como parte fundamental desse compromisso contínuo, juntamente com outras iniciativas, como a mudança deste ano para um teor mais alto de biocombustíveis.

Ao mesmo tempo, um cronograma mais eficiente enfrentará o aumento dramático nos custos de frete que impactou tanto a própria organização da F1 quanto as equipes individuais. O esporte foi atingido não apenas pelo aumento dos preços, mas pela disponibilidade cada vez mais escassa de capacidade de carga.

A F1 falou no passado sobre a consolidação do calendário por região, mas agora decidiu avançar ativamente com a mudança, embora tenha que concordar com quaisquer mudanças com os promotores da corrida.

Embora algumas corridas tenham sido tradicionalmente agrupadas, existem anomalias no calendário na forma como algumas corridas são colocadas. Nesta temporada, Miami foi uma corrida independente envolvendo uma viagem norte-americana para apenas um fim de semana, enquanto Baku e Montreal são consecutivas, mas obviamente distantes geograficamente.

Embora Domenicali não tenha entrado em muitos detalhes na reunião sobre o que pode mudar, entende-se que Baku poderia ser agrupada em uma série de corridas com Xangai e Suzuka. Uma complicação que a F1 enfrenta é que a situação da COVID-19 na China permanece incerta, e movê-la para o final da temporada cria algum espaço extra para respirar.

Outra opção que pode ser considerada é emparelhar Miami com Montreal, o que significará que uma ou outra terá que se mover de sua data de 2022 em cerca de um mês. A tradicional data de final de maio de Mônaco reduz a flexibilidade da F1 nessa época do ano.

As corridas do Oriente Médio também podem ser emparelhadas, com Bahrain e Arábia Saudita juntos no início do ano, e Catar e Abu Dhabi no final.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.