F1 – Pneus hiper macios não vão fazer de Mônaco uma corrida de duas paradas
quarta-feira, 23 de maio de 2018 às 12:17
Ferrari no GP de Mônaco de 2017
O GP de Mônaco continuará sendo uma corrida de estratégia completa, apesar do novo pneu hiper macio estar disponível pela primeira vez neste final de semana.
A fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1 introduziu uma gama mais macia de pneus este ano com o objetivo de incentivar mais corridas de estratégia de duas paradas. Mas o diretor esportivo da Pirelli, Mario Isola, disse que o novo hiper macio será capaz de fazer “77 voltas, sem parar, direto até o final” em Mônaco, o que significa que as equipes só precisarão parar uma vez.
“Certamente o hiper macio não é um ‘pneu de classificação’ em Mônaco”, disse Isola, “É um pneu também para a corrida”.
“Tenho certeza de que, comparando os números com o que vimos em Abu Dhabi [testes], é possível rodar em uma velocidade decente em Mônaco com o hiper macio”, acrescentou.
Isola disse que o hiper macio é “um passo claro mais macio comparado ao ultra macio” e será cerca de um segundo por volta mais rápido.
“Embora super macio e o ultra macio sejam bastante próximos, o hiper é um passo além”, disse ele. “O ponto é que Mônaco é também um circuito único. Não tenho certeza se podemos ver o verdadeiro potencial do hiper macio em Mônaco”.
“Provavelmente veremos algo mais em Montreal sobre o hiper macio. Mônaco tem desgaste muito baixo”.
Algumas equipes selecionaram 11 conjuntos de pneus hiper macios para o fim de semana, o número máximo de conjuntos que podem escolher, o que significa que eles têm apenas um conjunto de super macio e ultra macio.
“Em Mônaco é sempre o mesmo”, disse Isola. “A escolha mais macia é aquela que todos querem ter o maior tempo possível”.
abu dhabi, canada, compostos, f1, fornecedor, hiper macio, mario isola, monaco, montreal, pirelli, pneus, super macio, ultra-macio
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.