F1 planeja limitar custo dos motores e banir o uso do túnel de vento

sexta-feira, 18 de setembro de 2015 às 11:00

Fórmula 1

Um teto orçamentário para acordos de fornecimento de motores para equipes clientes e o banimento dos testes em túnel de vento foram aprovados pelos membros do Grupo de Estratégia da Fórmula 1, de acordo com o site Autosport.

As equipes estão gastando entre 15 e 20 milhões de libras por temporada com os motores V6 turbo de 1.6 litro que foram introduzidos em 2014 comparado aos 7 milhões de libras durante a era dos V8.

Em um esforço para reduzir os custos, a maioria concordou que os motores de especificação atual terão o preço de 9 milhões de libras, enquanto especificações do ano anterior custarão 6 milhões.

O banimento dos testes em túnel de vento também foi aprovado pela maioria, levando ao aumento do uso da CFD (fluidodinâmica computacional), mas os detalhes específicos ainda precisam ser discutidos. No momento, o uso do túnel de vento e da CFD são limitados.

Além disso, haverá um teto orçamentário de 1.5 milhão de libras para as caixas de câmbio, o que representará uma economia de 50 por cento para algumas equipes.

Agora, as propostas têm de ser aprovadas pela Comissão da Fórmula 1 e subsequentemente pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, que terá uma reunião do dia 30 de setembro em Paris. Se tudo for aprovado, isso poderia representar uma redução de 14 a 18 milhões de libras nos custos.

O Grupo de Estratégia é formado por Ferrari, Mercedes, McLaren, Red Bull, Williams e Force India, com cada equipe tendo direito a um voto. A FIA e o detentor dos direitos comerciais têm direito a seis votos cada.

Entende-se que Williams, Ferrari e Mercedes votaram contra o banimento dos testes em túnel de vento, enquanto McLaren, Red Bull e Force India foram favoráveis.

Em relação à redução de custos das caixas de câmbio, apenas McLaren e Force India votaram a favor, com os votos da FIA e da FOM permitindo que a proposta fosse aprovada pela maioria.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.