F1 – Pirelli vem recebendo o crédito e a culpa pelas variações em 2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012 às 12:32

F112-pirelli-pneus-malasia-sexta615
A Pirelli está recebendo o crédito – ou a culpa – pela instabilidade na ordem competitiva da Fórmula 1 até agora em 2012.

Pela primeira vez em quase três décadas, quatro carros diferentes – McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull – venceram as quatro primeiras corridas da temporada, enquanto outros – Lotus e Sauber – mostraram um ritmo potencialmente vencedor.

“A explicação é a Pirelli – são os pneus”, declarou Marc Surer, comentarista suíço e ex-piloto de Fórmula 1, à emissora austríaca Servus TV. “Tem sido uma questão de quem consegue fazê-los funcionar, e isso depende de vários fatores”.

Alguns carros, por exemplo exigem que os pneus operem em alta temperatura e trabalhem duro antes de proporcionarem sua performance, enquanto outros só encontram o ponto ideal em condições frias. Entretanto, é simplesmente um mistério para a maioria. “Sabemos que fomos lentos (no Bahrain), mas não entendemos por que”, revelou Jenson Button.

Publicamente, equipes como a McLaren estão elogiando o espetáculo. Mas elas podem estar se lembrando com saudade da era Bridgestone. “A Bridgestone fazia ótimos pneus que duravam a corrida inteira”, continuou Surer. “A única tensão era quando os dois primeiros iriam parar. Agora, há um fator de estresse que tem sido produzido pela fornecedora de pneus. Algumas vezes, talvez seja um pouco exagerado”.

Vitantonio Liuzzi, ex-piloto da HRT, não concorda com o último ponto de Surer e nem com a alegação de Michael Schumacher de que a Pirelli precisa repensar sua estratégia na fabricação dos pneus da Fórmula 1.

“Os pneus não estão estourando e nem formando bolhas, e é sempre um desafio para pilotos e engenheiros acertar o carro adequadamente e extrair o máximo deles. Uma situação complicada. Temos de aplaudir a Pirelli pelo trabalho que eles têm feito”.

Os chefes de equipe concordam totalmente com a alegação de que a situação é complicada. “O desafio agora é como usar os pneus e como acertar seu carro”, disse Norbert Haug, da Mercedes.

Christian Horner, da Red Bull, também concordou: “Acredito que, neste ano, os pneus vêm dominando a performance, e creio que é crucial tentar entender como eles funcionam”. Eric Boullier, da Lotus, acrescentou: “Está claro que a chave para a performance está nos pneus”.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.