F1 – Pirelli surpresa pela tática da Ferrari com Vettel

domingo, 23 de agosto de 2015 às 15:57

Sebastian Vettel

Paul Hembery, diretor da Pirelli, admitiu que ficasse surpreso com a estratégia da Ferrari de uma parada para Sebastian Vettel durante o GP da Bélgica.

A chance de Vettel pelo terceiro lugar em Spa naufragou na penúltima volta quando seu pneu traseiro direito estourou na reta Kemmel.

O alemão reclamou da Pirelli após a corrida, dizendo que o desempenho da fornecedora de pneus era “inaceitável”, sugerindo que as consequências poderiam ter sido muito piores se o incidente tivesse ocorrido antes de passar por Eau Rouge.

Maurizio Arrivabene sugeriu que o plano de uma parada, com Vettel trocando de pneus macios para médios na volta 14, “estava absolutamente correto”.

Hembery disse que o desgaste foi o motivo da falha, ao contrário do corte no pneu traseiro direito de Nico Rosberg no treino, na sexta-feira.

Embora Hembery confirmasse que a Pirelli forneceu pneus às equipes com indicação que durariam 40 voltas, ele insiste que isto não é uma garantia já que as circunstâncias de uma corrida desempenham um papel importante.

“O pneu de Vettel estava no final da vida útil. Em qualquer lugar do mundo, quando se chega ao fim da sua vida útil, então vai ter um problema”, disse Hembery. “Nós pensamos que a estratégia se basearia em duas, três paradas como a maioria fez. Ela (a Ferrari) sentiu claramente que poderia fazer funcionar com uma parada”.

Perguntado se ficou preocupado pela Ferrari optar por um plano de uma parada, ele respondeu: “Ficamos surpresos.”

Além disso, “em novembro de 2013, a Pirelli solicitou que fossem definidas regras para gerenciar o número máximo de voltas que podem ser dadas pelo mesmo jogo de pneus, entre outros parâmetros inerentes ao uso correto dos pneus. Este pedido não foi aceito. A proposta apresentava uma distância máxima equivalente a 50% da distância do Grande Prêmio para o pneu Prime e de 30% da distância para o pneu Option. Estas condições, se tivessem sido colocadas em prática hoje em Spa, teriam limitado o número máximo de voltas do composto médio para 22”, disse um comunicado da fabricante.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.