F1 – Nico Rosberg escapa de penalidade no Canadá

domingo, 8 de junho de 2014 às 19:50

Rosberg passa pela chicane

Os especialistas da Sky Sports F1 expressaram a sua surpresa quando Nico Rosberg escapou de uma penalização depois de não fazer a chicane ao ser perseguido por Lewis Hamilton, na luta pela liderança.

O erro permitiu a Rosberg fazer a sua volta mais rápida da corrida, ganhando mais de meio segundo sobre Hamilton.

Quando Hamilton posteriormente se aproximou de Rosberg, foi aconselhado por seu engenheiro de corrida para dirigir com cautela com base que o alemão estava sob investigação. Mas, apesar da expectativa generalizada de que Rosberg, que também escapou da punição por seu erro na classificação em Mônaco, iria sofrer uma penalidade, os comissários optaram por emitir “um último aviso”.

Apesar da legalidade de tal incidente não estar diretamente destacada nos regulamentos, com a convenção só ditando que um piloto deve devolver a posição, se ele passar outro carro depois de ultrapassar as linhas da pista, ainda havia motivo no livro de regras para Rosberg ter sido punido pelos comissários em Montreal.

O Artigo 16.1 f) do Regulamento Esportivo determina que um piloto pode ser penalizado se ele ‘ilegitimamente impediu uma manobra de ultrapassagem legítima por outro piloto’, enquanto a abrangente cláusula 20.2 declara: ’Os pilotos devem utilizar a pista em todos os momentos. Para evitar dúvidas, as linhas brancas que definem os limites da pista são consideradas como fazendo parte da pista, e as zebras não são. Se um carro sair da pista, o piloto pode voltar, no entanto, isso só pode ser feito quando é seguro fazê-lo e sem ganhar qualquer vantagem’.

Ao voltar à pista, Rosberg acelerou mais, fazendo assim a sua volta mais rápida de toda a corrida.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.