F1 – Mudanças nos pneus Pirelli agora estão sob uma nuvem negra

segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 9:32

Pneus Pirelli

As mudanças planejadas da Pirelli em seus controversos pneus a partir do GP do Canadá agora estão sob uma nuvem negra.

Relatos da mídia, incluindo de Marco Canseco no diário esportivo espanhol Marca, afirmam que a FIA respondeu, insistindo que alterações no meio da temporada são permitidas apenas com base na segurança.

Porém, Paul Hembery, da Pirelli, havia anunciado na semana passada que as mudanças estão sendo feitas porque “o número de pit-stops está muito alto” até agora em 2013. A visão oposta da FIA está incluída no regulamento técnico.

Ao mesmo tempo, Hembery criticou equipes como Red Bull e Mercedes, que “usaram a mídia” para pressionar a Pirelli.

“O que mudou comparado aos últimos dois anos é que as pessoas usaram a mídia visando conseguir benefícios para si próprias”, declarou ele ao jornal alemão Bild am Sonntag. “As pessoas que criticam ganham destaque, mas nós fomos contatados por muitos que estão nos pedindo para não ceder à pressão”.

Portanto, depois que Red Bull e Mercedes reclamaram bastante pedindo mudanças, outras competidoras, como Lotus, Ferrari e Force India – cujos carros funcionam bem com os atuais pneus de 2013 – estão respondendo de modo igualmente enfático.

O proprietário da Lotus, Gerard Lopez, disse ao jornal Welt am Sonntag que é “estúpido” que alterações “que penalizem as equipes inteligentes e criativas e recompensem as perdedoras” possam ser feitas. “Onde está o esporte nisso?” questionou ele.

“Eu não sei exatamente por que a Pirelli está fazendo mudanças”, declarou Paul di Resta, da Force India, à Speed Week. “Mas me disseram que tudo será justo. Suspeito que as alterações vão prejudicar Ferrari, Lotus e nós um pouco mais do que os outros. Nós investimos muito tempo no inverno para fazer esses pneus funcionarem, então é claro que essas mudanças são um pouco frustrantes”.

Di Resta duvida que a Pirelli possa justificar as alterações com base na segurança, como é exigido pelo regulamento. “Eu não creio que eles (os pneus) são perigosos. As pessoas ficaram agitadas em relação à última prova, mas nós não tivemos problemas na corrida. Acho que a maioria das falhas de pneu se devem a destroços”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.