F1 – Mercedes começa na frente, mas…

quinta-feira, 23 de março de 2017 às 23:43
Lewis Hamilton em Melbourne 2017

Lewis Hamilton em Melbourne 2017

… Com pneus ultra-macios, a única equipe que os utilizou nesse primeiro treino livre do ano, enquanto todas as adversárias usaram somente o composto super-macio.

No entanto, o que impressinou mesmo foram os tempos substancialmente mais rápidos do que foram 12 meses atrás. Lewis Hamilton fez a melhor volta com 1’24.220 – sempre lembrando que usou pneus ultra-macios – , ou seja, cinco segundos e meio mais rápido do que na mesma sessão no ano passado, que tinha sido um pouco úmida.

Seu novo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, foi pouco mais de meio segundo mais lento. Eles foram seguidos pela dupla da Red Bull com pneus super-macios, o favorito de casa Daniel Ricciardo ficando apenas um décimo de segundo atrás de Bottas.

A Ferrari ainda não mostrou seu ritmo dos testes de pré-temporada, pois passaram grande parte da primeira sessão nos boxes. Kimi Raikkonen eventualmente surgiu para definir seu melhor tempo em 1’25,372 com super-macios, 1,1 segundos atrás da Mercedes e mais importante, 0,6s atrás da Red Bull, que usou o mesmo composto de pneu.

Sebastian Vettel estava a um décimo de segundo atrás de Kimi, mas relatou um possível problema com seu carro nas últimas voltas. Vettel voltou para a garagem com um problema suspeito no MGU-K dez minutos antes da bandeira quadriculada.

Eles não foram a única equipe a experimentar problemas na primeira sessão oficial de treinos do ano. Esteban Ocon passou os minutos de abertura preso no pit da Force India com um problema de freio. E uma falha terminou com a sessão de Jolyon Palmer após meia-dúzia de voltas em sua Renault.

Os carros movidos pelo motor Mercedes ocuparam três dos quatro lugares restantes entre os dez primeiros, liderados pela Williams de Felipe Massa. Lance Stroll teve a honra de definir o primeiro tempo oficial de 2017, e terminou a sessão a meio segundo de seu companheiro de equipe brasileiro.

Romain Grosjean conseguiu colocar sua Haas a um segundo das Ferraris e à frente de ambas as Forças Indias. Mas a asa-T em seu VF-17 estava vibrando visivelmente às vezes, o que pode ter atrapalhado sua melhor volta.

Veja a tabela de tempos do TL1:

Pos. Piloto Carro Tempo Diferença Voltas
1 Lewis Hamilton Mercedes 1’24.220 22
2 Valtteri Bottas Mercedes 1’24.803 0.583 25
3 Daniel Ricciardo Red Bull-TAG Heuer 1’24.886 0.666 19
4 Max Verstappen Red Bull-TAG Heuer 1’25.246 1.026 19
5 Kimi Raikkonen Ferrari 1’25.372 1.152 16
6 Sebastian Vettel Ferrari 1’25.464 1.244 10
7 Felipe Massa Williams-Mercedes 1’26.142 1.922 28
8 Romain Grosjean Haas-Ferrari 1’26.168 1.948 20
9 Nico Hulkenberg Renault 1’26.183 1.963 15
10 Sergio Perez Force India-Mercedes 1’26.276 2.056 29
11 Carlos Sainz Jnr Toro Rosso-Renault 1’26.450 2.230 24
12 Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault 1’26.514 2.294 25
13 Lance Stroll Williams-Mercedes 1’26.734 2.514 29
14 Fernando Alonso McLaren-Honda 1’27.116 2.896 18
15 Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1’27.348 3.128 30
16 Esteban Ocon Force India-Mercedes 1’27.656 3.436 23
17 Kevin Magnussen Haas-Ferrari 1’27.667 3.447 20
18 Pascal Wehrlein Sauber-Ferrari 1’28.539 4.319 22
19 Jolyon Palmer Renault 1’28.585 4.365 6
20 Stoffel Vandoorne McLaren-Honda 1’28.695 4.475 14

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.