F1 – Marko revela como será a segurança contra o COVID-19 nos dois GPs da Áustria

quinta-feira, 30 de abril de 2020 às 14:26

Helmut Marko

Assim como o Autoracing vem publicando e alertando no Podcast Loucos por Automobilismo, a Formula 1 precisa fazer tudo que puder para conseguir realizar um campeonato mundial este ano.

Muitas equipes – praticamente metade do grid – não tem a menor condição de não correr, já que sem corridas não existe um faturamento mínimo que pelo menos pague suas contas mais básicas, como salários do pessoal, aluguéis e impostos, por exemplo.

Com a pandemia mundial do coronavírus, a situação para se realizar corridas ficou bastante difícil, mas não impossível. Corridas sem público em pistas e estrutura (aeroporto, traslados, hotéis, pessoal local e etc.) bem protegidos e com severas restrições de movimento são a saída, obviamente com a concordância e aprovação das equipes, pilotos, federações, Liberty Media e governos.

E a Red Bull conseguiu tudo isso para que dois GPs da Áustria em domingos consecutivos sejam realizados em julho.

De acordo com Helmut Marko, o circuito Red Bull Ring está pronto para receber a Formula 1 no início de julho. O austríaco também está atualmente trabalhando em uma licença para um campo de pouso militar, para que as equipes possam pousar perto da pista, reduzindo ainda mais o risco de contaminação.

“Já estamos prontos, mesmo que nos fosse possível começar a nos preparar apenas três semanas antes do primeiro fim de semana”, disse Marko em conversa com a Auto Bild. No meio alemão, o consultor da Red Bull sugere que quem seja necessário no paddock da Formula 1 deve ficar em um hotel austríaco perto da pista por duas semanas.

Se tudo correr conforme o planejado, dois GPs da Áustria serão organizados nos dias 5 e 12 de julho em Spielberg. “Na quinta-feira após o primeiro fim de semana, haverá espaço novamente no circuito para as reuniões da equipe. Na segunda, terça e quarta-feira antes disso, todas as equipes terão que permanecer em seus respectivos hotéis se entretendo e fazendo as coisas que precisem fazer”, disse Marko, que não vê outra opção. “Sem isso, a coisa simplesmente não funciona.”

Para entrar no circuito na Áustria, você precisará fazer um teste negativo para o coronavírus. De acordo com o homem de 77 anos de Graz, seria muito caro e complicado testar todo mundo várias vezes nessas duas semanas, por isso todos terão liberdade de movimentos limitada. Segundo o ex-piloto de Formula 1, só uma coisa pode impedir os dois GPs da Áustria. “Isto é, se o número de pessoas infectadas aumentar drasticamente novamente nas próximas semanas”.

De acordo com Marko, os aviões fretados da Inglaterra (por exemplo, Red Bull, McLaren, Mercedes, Racing Point) e Itália (Alpha Tauri, Ferrari, Pirelli) devem pousar no aeroporto de Graz ou no aeroporto militar de Zeltweg. O aeroporto de Graz está localizado a cinquenta quilômetros do Red Bull Ring, enquanto a pista Zeltweg fica a apenas cinco quilômetros do circuito. Marko está atualmente trabalhando em uma licença especial para o campo de pouso militar, para que aeronaves civis possam pousar durante os dois fins de semana de corrida.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.