F1 – Marko mantém a Renault sob pressão
segunda-feira, 31 de março de 2014 às 9:18
Helmut Marko e Remi Taffin
Helmut Marko continua pressionando a Renault, fornecedora de motor da Red Bull.
Apesar de a calamidade total dos testes de pré-temporada ter sido superada, Marko insistiu que a Renault nem sequer pode levar o crédito por isso. Ele disse ao site oficial da Fórmula 1 que, quando a seriedade dos problemas do inverno ficou clara, a Red Bull “interveio”.
“Junto com a Toro Rosso e a Renault, nós iniciamos uma colaboração para progredir”, declarou Marko.
No entanto, ele ainda alega que a única parte “doente” do pacote do RB10 é o motor, insistindo que o carro de 2014 projetado por Adrian Newey é melhor do que o da dominante Mercedes.
“Sim, nós estaríamos no topo novamente (com um motor melhor)”, disse o austríaco. “Mas, no momento, com uma desvantagem de aproximadamente 80 hp, isso simplesmente não é possível”.
Marko deu a entender que, se fosse tecnicamente possível trocar o motor Renault por outro melhor, a Red Bull faria isso.
“Você está preso ao que tem, já que não há como dizer ‘a partir de amanhã, vamos usar um motor Mercedes’ – se eles nos fornecessem – porque este carro é construído ao redor do motor Renault”, afirmou ele.
Marko alegou que a Red Bull precisou usar o software da Renault especificação de Melbourne na Malásia porque a versão de Sepang “não estava funcionando”.
Porém, a Renault insiste que agora está pronta para dar o próximo passo de desenvolvimento para o Bahrain.
“O lado positivo é que, ao contrário de Melbourne, não vamos para a próxima etapa com uma lista substancial de retificações, apenas itens que irão proporcionar mais potência e performance no Bahrain”, disse Remi Taffin.
Contudo, Marko sugeriu que a Red Bull está tentando resolver sozinha o problema da falta de velocidade nas retas.
“Estamos tentando tudo o que é possível para encontrar mais velocidade nas retas sem afetar as curvas”, declarou ele à emissora alemã Sky. “E tenho de dizer que, desse ponto de vista, estamos progredindo”.
Marko disse ao jornal Bild: “Teremos algumas partes novas de nossa fábrica no Bahrain, e a Renault também levará outra atualização para o software do motor”.
2014, autoracing, carro, desvantagem, equipe, f1, formula 1, formula-1, fornecedora, helmut marko, máxima, motor, noticias, pressão, rb10, red bull, remi taffin, renault, retas, velocidade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.