F1 – Lotus é contra adoção de carros clientes

sábado, 23 de maio de 2015 às 8:01

Lotus E23

A Lotus é contra a proposta de Bernie Ecclestone de adotar carros clientes na Fórmula 1. A ideia, discutida na última reunião do Grupo de Estratégia, aponta que as equipes maiores poderiam ceder carros de anos anteriores para as menos afortunadas.

“Não gostaríamos de ser uma equipe cliente”, afirmou o CEO da Lotus, Matthew Carter, ao site Autosport. “Não participamos mais do Grupo de Estratégia, mas eu não vejo como a ideia de carros clientes possa funcionar de qualquer maneira. Quando isso foi falado no ano passado, mencionou-se uma Mercedes ou uma Red Bull do ano anterior, o que obviamente não iria funcionar”.

“Mesmo com um chassis novo isso não funcionaria para nós como um modelo de negócio por causa do acerto em Enstone e tudo o que fazemos. Eu acho que a taxa de inscrição para as equipes que querem entrar deveria ser mais barata”, prosseguiu Carter, que por outro lado apoia outras ideias como a introdução de pneus traseiros maiores e carros mais largos para aumentar a aderência e o downforce, deixando os carros mais rápidos.

“Isso é algo que certamente é viável. Downforce é a chave. Quando eles estreitaram as asas traseiras (para 2009) aquilo afetou o downforce, e havia também regras sobre as asas dianteiras. Então, sim, nós poderíamos fazer os carros mais rápidos. Mas não se pode forçar uma corrida armamentista de novo, com as equipes maiores usando quantidades crescentes de dinheiro no desenvolvimento dos carros”, opinou o CEO da Lotus, que é contra o retorno do reabastecimento.

“Tanto quanto eu estou ciente nada mudou para torná-lo (reabastecimento) mais barato ou seguro. Eu sei que o Grupo Técnico de Trabalho vai decidir se faz sentido ou não (um retorno). Eu não sei se existe uma maneira de trazer para baixo os custos, talvez a mesma plataforma para todas as equipes. Mas tenho certeza de que há algo que eles poderiam fazer”, concluiu o dirigente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.