F1 – Horner: “Equipes precisam assumir culpa por aumento dos custos”.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 15:55

Christian Horner e Bernie Ecclestone

Christian Horner, chefe da Red Bull, admitiu que um aumento nos custos da F1 faria com que a sobrevivência de equipes menores se tornasse “impossível” no futuro, mas disse que a culpa é delas mesmo.

A temporada de 2014 verá a introdução de um novo regulamento, novos motores e sistemas de recuperação de energia ainda mais potentes. Essas novas tecnologias devem causar um grande aumento no orçamento das equipes, que precisam redesenhar completamente seus carros, com os custos girando em torno dos 32 milhões de euros. Várias equipes já estão com dificuldades para fechar suas contas no final do ano, mas Horner disse que existe uma maneira de cortar custos já para a próxima temporada.

“É um pouco tarde, para falar a verdade,” explicou Horner. “Os custos aumentarão bastante. Os motores são muito mais caros, e a manutenção… Para dar um exemplo: nosso orçamento de 2014 para os radiadores é o dobro do de 2013.”

“Ainda por cima, teremos mais testes durante a temporada, então as equipes sãs as verdadeiras culpadas, porque não fazem nada para cortar os gastos quando votam novos regulamentos. Podemos enfiar nossas cabeças na areia e começar a dançar as cegas, mas até corrigirmos os principais problemas da categoria, o resto é detalhe,” continuou.

Horner admitiu que a Red Bull está preparada para arcar com os novos custos usando o dinheiro de premiações e com novos patrocinadores, mas não sabe como as equipes menores farão.

“Teremos um impacto que pode chegar aos 40 milhões de euros. Precisamos compensar este déficit de outras maneiras, porque a Red Bull não está preparada para arcar com isso sozinha. Felizmente, nosso sucesso facilita a procura por novos patrocinadores, mas não sei como as que estão mais atrás farão para resolver este problema,” completou Horner.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.