F1 – Hockenheim e Indianápolis no calendário de 2020?

quinta-feira, 4 de junho de 2020 às 9:43

Fórmula 1 em Indianápolis

Com as oito primeiras corridas no calendário, a temporada 2020 da Fórmula 1 pode começar, mas a grande questão é o que vai acontecer depois.

Oito etapas são suficientes para cumprir as exigências do campeonato mundial, mas ele também precisa ser disputado em três continentes.

Com um mínimo de 15 provas em mente, a F1 ainda tem trabalho a fazer. Após o GP da Itália em Monza, mais sete corridas têm de ser realizadas e pelo menos outros dois continentes visitados. A Auto Motor und Sport alega ter informações sobre a sequência.

Há três candidatos para mais duas corridas na Europa: Hockenheim, Imola e Mugello. Com Monza já no calendário, Imola e Mugello não parecem desejáveis, portanto existe uma boa chance do retorno do GP da Alemanha. Depois disso, no entanto, o problema continua.

O Oriente Médio tem o melhor prospecto. O Bahrain gostaria de organizar duas provas e Abu Dhabi ainda quer sediar a final, o que adiciona três corridas e um continente ao calendário, mas ainda resta um espaço a ser preenchido. Porém, algumas possibilidades já estão sendo descartadas.

De acordo com a Auto Motor und Sport, Cingapura, Azerbaijão e Japão estão fora. Os dois primeiros não podem ter eventos sem público e o Japão não permitirá viajantes até março de 2021. O Vietnã aparentemente também só retornará ao calendário em 2021 por causa das dificuldades para Hanói organizar um GP sem fãs no centro da cidade.

A F1 então poderia fazer uma rodada dupla na Rússia, um país que vem sendo bastante afetado pelo coronavírus, mas principalmente em Moscou. Sochi está sofrendo menos e o circuito fica em uma área relativamente remota, o que facilitaria a organização de uma prova sem público.

Entretanto, visitar o terceiro continente é o maior problema. México e Brasil vêm sendo devastados pelo coronavírus e não parecem capazes de organizar eventos seguros. Quanto aos Estados Unidos, a grande questão é o circuito de Austin.

A Fórmula Indy já retirou a prova no Texas do calendário devido aos grandes problemas financeiros da pista. Segundo a Auto Motor und Sport, um retorno de Indianápolis seria uma opção para a F1.

Um calendário com 15 corridas em três continentes diferentes certamente é possível, mas muitas peças do quebra-cabeça precisam se encaixar. Portanto, fica a dúvida se a F1 conseguirá apresentar seu calendário completo no final de junho.

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