F1 – Hamilton vence de ponta a ponta seu sexto GP do Canadá

domingo, 11 de junho de 2017 às 16:42
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton foi soberano na sétima etapa da Fórmula 1 em 2017. O inglês liderou todas as 70 voltas do GP do Canadá, obtendo sua terceira vitória na temporada e sexta no Circuito Gilles Villeneuve.

Agora, o piloto da Mercedes reduziu de 25 para 12 pontos sua desvantagem na luta pelo título mundial. Seu rival Sebastian Vettel, da Ferrari, chegou em quarto após fazer uma corrida de recuperação.

Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes, também de forma tranquila. Ele e o terceiro colocado, Daniel Ricciardo (Red Bull), foram os únicos da frente a trocar os pneus ultramacios pelos macios em suas únicas paradas nos boxes: os demais calçaram compostos supermacios. Os três primeiros pararam respectivamente na 32ª, 24ª e 19ª volta.

A prova teve duas interrupções. Logo na primeira volta, Carlos Sainz (Toro Rosso) rodou após tocar com Romain Grosjean (Haas): ele acabou atingindo a Williams de Felipe Massa, provocando o duplo abandono.

Pouco mais tarde, na 11ª volta, o Virtual Safety Car foi acionado para retirar da pista a Red Bull de Max Verstappen. O holandês havia feito uma ótima largada e vinha em segundo, atrás de Hamilton, até ter problemas mecânicos.

Verstappen havia “arrancado” a asa dianteira de Vettel, que precisou antecipar seu pit stop para a sexta volta. Ele chegou a cair para 15º e fez uma segunda parada na 50ª volta.

Novamente com pneus ultramacios, o alemão ganhou a sétima posição de Raikkonen, que também fez duas paradas, após o finlandês errar na última curva na 60ª volta. Depois, ele foi para cima das duas Force Indias: passou por Estaban Ocon (que fez sua parada na 32ª volta) na 66ª volta e por Sergio Perez restando duas.

Nico Hulkenberg (Renault) chegou em oitavo. Correndo em casa, Lance Stroll (Williams) marcou seus primeiros pontos com o nono lugar. Grosjean fechou a zona de pontuação.

Fernando Alonso vinha em décimo para pontuar pela primeira vez no ano com a McLaren, mas o motor Honda voltou a abrir o bico a três voltas do final. Pouco antes, quem abandonou foi Daniil Kvyat (Toro Rosso), que havia sido punido por ter ficado parado no grid e mesmo assim retomar sua posição original.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h33m05.153s
2 Valtteri Bottas Mercedes 19.783s
3 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 35.297s
4 Sebastian Vettel Ferrari 35.907s
5 Sergio Perez Force India/Mercedes 40.476s
6 Esteban Ocon Force India/Mercedes 40.716s
7 Kimi Raikkonen Ferrari 58.632s
8 Nico Hulkenberg Renault 1m00.374s
9 Lance Stroll Williams/Mercedes 1 volta
10 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
11 Jolyon Palmer Renault 1 volta
12 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1 volta
13 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1 volta
14 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 1 volta
15 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 2 voltas
16 Fernando Alonso McLaren/Honda 4 voltas
Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault
Max Verstappen Red Bull/Renault
Carlos Sainz Toro Rosso/Renault
Felipe Massa Williams/Mercedes

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.