F1 – Gribkowsky vai testemunhar na sexta-feira

quinta-feira, 8 de maio de 2014 às 10:24

Gerhard Gribkowsky

O julgamento de suborno de Bernie Ecclestone vai se intensificar na sexta-feira.

A agência de notícias SID relatou que Gerhard Gribkowsky, ex-banqueiro que está preso por supostamente ter recebido o suborno de 44 milhões de dólares do chefe executivo da Fórmula 1, fará sua primeira aparição no julgamento de Ecclestone em Munique como testemunha principal.

É ao redor das histórias conflitantes de Gribkowsky e Ecclestone que todo o escândalo de corrupção gira.

Gribkowsky, já cumprindo sua sentenção de oito anos e meio de prisão, deverá confirmar as alegações dos promotores de que foi pago para influenciar a venda dos direitos comerciais da Fórmula 1 e manter Ecclestone no poder.

“As acusações são baseadas em declarações incorretas, enganosas e incoerentes do Dr. Gribkowsky”, disse Ecclestone em uma declaração de abertura escrita à corte duas semanas atrás.

Entretanto, Ecclestone insiste que só pagou Gribkowsky porque estava sendo chantageado em relação aos seus impostos pessoais na Inglaterra.

“Muitas pessoas perguntaram ‘como você pode pressionar alguém como Bernie?’ Você pode, se encontrar a alavanca correta. O Dr. Gribkowsky conseguiu encontrá-la”, acrescentou a declaração de Ecclestone.

“Estava claro para mim que ele queria dinheiro a qualquer custo”, continuou Ecclestone. “Da perspectiva de hoje, isso (o pagamento) pode não ter sido uma decisão racional. Mas, na época, eu pensei ‘este homem é perigoso'”.

Gribkowsky é uma das quase 40 testemunhas que também participarão do julgamento de 26 dias, acrescentou a agência de notícias.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.