F1 – FIA planeja novo Halo para 2021

Halo

Os chefes da Fórmula 1 esperam apresentar uma nova versão do Halo a tempo para a mudança de regulamentação planejada para 2021.

O dispositivo foi tornado obrigatório para todos os carros antes da atual temporada. Foi a culminação da pesquisa sobre a proteção frontal do cockpit, que remonta a 2009; o dispositivo Halo foi escolhido em detrimento de outros dois protótipos, o Shield e o Aeroscreen, que também foram testados em temporadas anteriores.

No último GP da Bélgica, no fim de semana passado, o dispositivo voltou a aparecer, quando uma colisão na curva 1 fez com que Fernando Alonso desse uma cambalhota sobre a Sauber de Charles Leclerc. Replays que surgiram desde então mostraram que o Halo absorveu grande parte do impacto do carro de Alonso quando este saltou sobre a Sauber – após a corrida, o campeão mundial de 2016 Nico Rosberg argumentou que o debate em torno da legitimidade do dispositivo agora pode ser encerrado.

O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, diz que, embora não haja uma conclusão definitiva do papel que o Halo desempenhou, o feedback desde então tem sido extremamente positivo.

Falando em um vídeo postado no site da FIA, Whiting disse: “Desde aquele acidente em Spa eu recebi uma série de e-mails de pessoas que tinham sido detratores, agora eles estão dizendo ‘o argumento acabou'”.

Falando à imprensa no sábado, Whiting confirmou que o desenvolvimento do Halo continuará. “Há mais pesquisas em andamento para uma nova iteração, provavelmente em 2021, para uma estética possivelmente mais agradável para alguns”.

“Mas essa não é a razão predominante para isso. Mas devo dizer que o Halo foi o projeto mais completamente pesquisado que nós já fizemos em muito tempo”, prosseguiu ele.

“Colocamos muito trabalho em tentar analisar todos os incidentes em que isso pode ter ajudado, você provavelmente já viu as apresentações, tentamos avaliar o que teria acontecido com ou sem ele. Foi uma pesquisa extremamente complexa, teria que ser igualmente completa se quisermos fazer outra versão dele”, concluiu.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP da Itália da Formula 1!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.