F1 – FIA investigou sistemas de óleo de Mercedes e Ferrari

sexta-feira, 26 de junho de 2015 às 10:59

Mercedes e Ferrari

A FIA acredita que Mercedes e Ferrari não estão utilizando truques nos sistemas de óleo de seus carros, após uma análise das amostras colhidas durante o GP do Canadá.

No final da temporada passada, a federação foi alertada sobre a possibilidade de algumas equipes estarem melhorando a performance do motor com o uso de tanques de óleo auxiliares para acrescentar componentes extras ao processo de combustão.

Depois que a especulação desapareceu, a FIA esperou a Fórmula 1 chegar a uma pista onde a potência é vital, como Montreal, para realizar testes a fim de explorar a validade dos rumores.

Amostras de óleo foram colhidas dos tanques principal e auxiliar da Mercedes de Lewis Hamilton e da Ferrari de Sebastian Vettel depois do segundo treino livre de sexta-feira, e novamente após a classificação.

Uma análise detalhada da viscosidade e consistência não mostrou nenhuma anomalia entre as amostras dos diferentes tanques dos carros, enquanto checagens adicionais em laboratório mostraram que a composição do óleo estava consistente nos diferentes tanques de ambos os carros.

Um teste especial visando separar os vários componentes químicos nas amostras revelou que havia combustível na mistura apenas no tanque principal, e não no auxiliar, o que era esperado em condições normais.

Uma declaração da FIA afirmou: “Com esses resultados, pode ser concluído que o tanque de óleo auxiliar não está sendo usado para acrescentar componentes que melhoram a performance no tanque de óleo principal ou na câmara de combustão”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.