F1 – EXCLUSIVO – Dude: Temos um ou dois planos (vídeo)

quinta-feira, 1 de julho de 2021 às 13:56

Merce4des x Red Bull – Estíria 2021

Por: Adauto Silva

Ontem publicamos aqui que o diretor da Mercedes James Vowles disse que o maior problema dos Prateados no Red Bull Ring foi a baixa velocidade em reta comparada aos Touros.

Eu diria que esse também foi o problema em Paul Ricard e nem precisava ver as câmeras onboard – como eu vi – para entender.

Abaixo você vai assistir um vídeo que mostra exatamente isso didaticamente. É a comparação de Verstappen x Bottas no Q3. A imagem é do carro de Bottas e a do Verstappen está como o carro “fantasma” que aparece na tela.

Veja que Bottas freia depois já na curva 1 e depois em praticamente todas as outras curvas para tentar compensar a maior velocidade em reta de Verstappen.

É claro que a tocada de Verstappen ajuda sua velocidade em reta, uma vez que ele freia um pouco antes de Bottas quase sempre e por isso consegue voltar no acelerador antes de Bottas também, o que lhe dá ainda mais velocidade em reta.

Isso deixa a Mercedes numa sinuca de bico. Se ela tirar mais asa como tentou nos treinos livres da semana passada, o carro melhora de reta, mas como é um carro plano sem rake, eles perdem mais downforce do que os Touros e o carro não consegue contornar as curvas nem na velocidade menor que Verstappen contorna, além de destruir os pneus em poucas voltas.

No Q3 com os pneus mais macios (vermelhos), o carro já perdia aderência nas duas últimas curvas da volta voadora, imagina na corrida. Por isso eles não podem tirar angulação da asa traseira.

O que o Dude me disse hoje é que a Mercedes vai tentar nesse final de semana tirar arrasto de outras partes do carro (que é pouco), trocar a asa traseira por outra que teoricamente gera um ponto a menos de arrasto com praticamente (veja bem, praticamente…) o mesmo downforce e mudar o acerto de suspensão para ficar muito próximo ao acerto para pistas de rua.

Com essas mudanças, a tocada dos pilotos vai precisar mudar também. Eles precisarão ser mais rápidos nas retas procurando ter mais cuidado ainda com os pneus nas freadas e curvas, tanto traseiros quanto dianteiros.

Claro, as mudanças não serão feitas todas de uma vez. Eles vão mudando nos treinos livres conforme os pilotos sintam o carro mais rápido ou não. E ainda eles vão ter que entender quanto os pneus vão aguentar.

Vai dar certo? Ninguém sabe, já que os Touros provavelmente também conseguirão um acerto fino melhor do que tiveram domingo passado.

Existe um plano B que o Dude deixou um pouco no ar, mas tem a ver com uma “arriscada” mudança no mapeamento do motor relativo à entrega de potência numa determinada faixa de giros.

“Adawtow, apesar do que você andou escrevendo (tomei, heim…), avisa o seu simpaticíssimo pessoal que estamos muito longe de desistir dessa briga!”

Melhor para nós!

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas e vídeos do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.