F1 – EXCLUSIVO – Dude: Não existe uma bala de prata

sexta-feira, 4 de setembro de 2020 às 18:19

Mercedes – Monza 2020

Por: Adauto Silva

Agora há pouco tive uma conversa rápida com o Dude da Mercedes, que tinha chegado da pista e estava relaxando um pouco antes de se preparar para jantar.

Dude, parece que a proibição do modo festa não vai afetar muito vocês amanhã, estou certo?
Parece que não, mas vamos deixar chegar amanhã. Alguém pode ter feito alguma loucura, nunca se sabe….

Que tipo de loucura?
Aumentar demais a potência para o modo de corrida. Os Amarelos estão um pouco rápidos demais nas retas.

Os Touros foram uma decepção hoje?
Foi muita diferença mesmo. O Pirata deve estar desolado, bem feito, fala demais!

Acharam que é a UP que faz toda a diferença…
A verdade é que não existe uma bala de prata. Todos deviam saber disso. Veja onde está andando os Rosas e a Williams com o mesmo motor que nós! O segredo é todo o conjunto. Com a extinção do modo de classificação nós aumentamos um pouco a potência do modo de corrida, mas como já te disse, nada muito relevante porque aqui somos conservadores, só partimos para o risco quando é absolutamente necessário.

Carro + piloto é o segredo?
Carro, piloto, equipe, engenharia, integração, entendimento entre todos, métodos, gerenciamento na fábrica e na pista e entendimento total do seu próprio carro. O Homem e o engenheiro dele parecem que trabalham juntos desde que nasceram, é impressionante como eles se acertam e ele veste o carro como se fosse uma extensão do próprio corpo!

Isso ajuda muito…
Ajuda demais porque garante uma confiança do piloto no carro que é tudo. O Homem sabe que o carro vai fazer o que ele quer, como ele quer sem grandes surpresas. E quando o carro – às vezes acontece numa pista ou noutra – não faz exatamente o que ele quer, ele não se apavora na tocada, não comete overdrive, não fica cometendo um monte de pequenos erros que vai destruindo os pneus até a ponto de ele rodar ou bater. Ele guia tudo que o carro pode dar sem passar do ponto. Parece simples, mas trabalhei com muito poucos pilotos assim.

Ele sempre foi assim?
Não exatamente. Ele melhorou com os anos, amadureceu e entendeu que o mais importante é ele ter o entendimento total do carro, não importa que tipo de problema aquele carro tenha, ou pneus, ou pista, ou o que seja. Só assim se consegue tirar tudo do carro durante uma corrida inteira com sol, chuva, calor ou frio. Lembra como ele era super rápido, mas fritava os pneus? Agora ele continua tão rápido quanto, talvez até mais, mas cuida do equipamento, dos pneus e dos adversários, como você bem viu em Spa.

Aquela metade da primeira volta foi demais!
Aquilo foi coisa de mestre, Adawtow. Mudou a corrida inteira. Se o Finn tivesse ultrapassado lá em cima, a corrida seria totalmente outra porque os pneus de ambos não iam aguentar.

Verdade. Bem, digamos que o Lewis sempre foi muito rápido, mas não sabia exatamente o porquê?
É por aí. Quem o ajudou demais a se desenvolver como piloto foi o Niki (Lauda). Eles tinham longas conversas pessoalmente e até por telefone, principalmente quando as coisas não davam muito certo, mas também quando davam. Niki era um mestre dos pilotos, ajudou muito o Nico também.

Dude, acho que o Niki fez isso, talvez de outra forma, mas desde sempre. Tenho certeza que o Nelson Piquet e o Alain Prost aprenderam muito com ele vendo-o trabalhar quando eram companheiros de equipe.
Ah, tenho certeza disso. Do francês tenho certeza absoluta porque ele já nos disse isso e eu já o vi tratando o Niki como “mestre”.

Então realmente não há dúvidas. Me diz uma coisa, E o DAS vocês não usam nunca porquê?
Usamos nas voltas de aquecimento ou em lentas atrás do SC, por exemplo, mas nem assim usamos sempre. Quando está muito quente nem isso fazemos, porque pode até ser prejudicial. Em corrida não usamos porque não houve necessidade até agora. Se houver e as condições forem adequadas, o sistema está lá pronto para ser usado.

Voltando à UP, como se aumenta a potência com os motores não podendo receber atualizações de potência?
Primeiro que é só o motor de combustão interna que não pode aumentar a potência… Se você tiver gordura, pode por exemplo aumentar um pouco o consumo e fazer a turbina girar mais. Tem o MGU-H que continua livre e tem inúmeras configurações que você faz através do software que pode melhorar o torque, ou a potência máxima, talvez ambos… e o carregamento, armazenamento e descarregamento das baterias (ERS) pode ser mexido. Tem inúmeras coisas que podem ser feitas sem precisar trocar uma única peça da UP. Mas é o que te disse no começo, você pode arriscar mais ou pode ser mais conservador.

Adauto Silva
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