F1 – Equipes não concordam sobre testes de pneus para regras de 2017

sábado, 14 de novembro de 2015 às 10:19

Carro para 2017

As equipes de Fórmula 1 estão brigando sobre a melhor forma de se preparar para as regras técnicas radicalmente diferentes previstas para 2017. Espera-se que os projetos de regulamento sejam apresentados na reunião do Grupo de Estratégia em 24 de novembro, com carros e pneus mais largos baixando em até 5s os tempos de volta.

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, no entanto, a Pirelli está argumentando que seus pneus muito mais rápidos, com mais aderência e para suportar cargas aerodinâmicas superiores, vão exigir testes extensivos.

Em suma, os carros de hoje são simplesmente demasiado lentos para fornecer feedback significativo para a fornecedora de pneus oficial da F1, que está ansiosa para evitar os tipos de problemas encarados por exemplo pela Michelin em Indianapolis uma década atrás.

Uma proposta pedia que as equipes modificassem seus carros de 2013 para gerar maior pressão aerodinâmica, mas foi rejeitada pelas equipes. “Precisaríamos de quatro a seis engenheiros para trabalhar nisso, custando dois milhões de euros para dois dias de testes”, disse um dirigente da Force India.

A ideia de Pirelli de utilizar um único carro também foi descartada, pois a equipe proprietária dele obteria uma vantagem. O diretor de corridas da McLaren, Eric Boullier, propôs que as equipes reaproveitem seus carros antigos de 2008. “Eles têm o downforce de que estamos falando para 2017. Ninguém teria que construir nada de novo”, disse.

Mas mesmo essa ideia encontra resistência. “Talvez os regulamentos de 2017 não venham, porque não podemos concordar sobre como testar os pneus”, disse um observador do paddock.

EB - www.autoracing.com.br

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