F1 – Equipes concordaram com maior área para patrocínio em 2019

domingo, 21 de janeiro de 2018 às 9:55

Ferrari

Num momento em que há muitos temores pelos rumos da Fórmula 1, um dos acordos alcançados na reunião desta semana do Grupo de Estratégia parece englobar muito do que há de errado com o esporte no momento.

No ano passado, como é a norma, as equipes discordaram de vários dispositivos que apareceram nos carros no decorrer do ano, mais notavelmente a chamada barbatana de tubarão.

A McLaren, que não fez nenhum segredo de sua necessidade de novos patrocinadores, argumentou que a barbatana obscureceu uma grande parte da asa traseira, amplamente vista como “parte principal” em termos de logotipos.

Enquanto muitos estavam interessados ​​em manter a barbatana, por razões aerodinâmicas, o dispositivo foi desfeito para este ano, embora haja conversa sobre isso retornar em 2019.

A reunião desta semana do Grupo de Estratégia viu as equipes concordarem com uma série de mudanças no design dos chassis para 2019, tudo com a intenção de otimizar a área de “patrocínio” para as equipes em vez de melhorar as corridas.

Além dos bargeboards serem menores, permitindo assim uma melhor visibilidade do lado dos carros, haverá um espaço obrigatório na parte superior das placas de asa traseiras, para que os logotipos dos patrocinadores não sejam comprometidos por dispositivos aeros.

Enquanto isso, na sequência da revelação de que as ultrapassagens em 2017 foram cerca de 50% menos numerosas do que em 2016, a proposta de que as asas da frente sejam simplificadas – mas para torná-las mais atraentes para os patrocinadores – foi descartada, porque o impacto aerodinâmico seria muito grande para se justificar por motivos não técnicos.

Esta é uma semana em que Mario Isola, da Pirelli, afirmou que o esporte precisa de aderência mais mecânica e menos dependência aerodinâmica, algo que a maioria dos fãs da F1 tem dito há mais de 20 anos.

EB - www.autoracing.com.br

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