F1 – “DRS duplo” da Red Bull dá favoritismo a Vettel

segunda-feira, 8 de outubro de 2012 às 9:24

As últimas cinco corridas da temporada 2012 provavelmente terão uma disputa direta entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel, com os protagonistas pressionando um ao outro na tentativa de conquistar um prestigioso terceiro título.

Matematicamente, no entanto, ainda há vários pilotos na disputa, incluindo Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Mark Webber, Jenson Button, Nico Rosberg e até mesmo os criticados Romain Grosjean e Felipe Massa.

Porém, o jornal Bild prevê com confiança que Vettel “será campeão mundial”, após sua vitória dominante em Suzuka, com a Ferrari de Alonso tendo ficado na caixa de brita da primeira curva. Até muito recentemente, Alonso era o favorito disparado ao título, fazendo com que o Kleine Zeitung da Áustria sugerisse depois do Japão que Suzuka foi “o grande ponto de virada” na batalha de 2012.

Alguns acham que a falta de sorte de Alonso não é o fator principal, mas sim o mais recente desenvolvimento aerodinâmico da Red Bull, projetado por Adrian Newey. O novo “DRS duplo” sem dúvida tem sido importante, com Vettel superando o recente domínio da McLaren com vitória em Cingapura e agora no Japão. Então, Ferrari e McLaren terão de apressar cópias agora?

“Você não desenvolve algo como aquilo da noite para o dia”, declarou o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, à Auto Motor und Sport. Martin Whitmarsh, da McLaren, acrescentou: “Entrar em pânico não é uma boa idéia”. Contudo, o britânico admitiu que sua equipe tem um “projeto” do DRS duplo no forno.

Joan Villadelprat, ex-engenheiro da Fórmula 1, escreveu no jornal espanhol El Pais: “Menos de um mês atrás, ninguém teria apostado na Red Bull neste campeonato. Mas a Ferrari não pode desistir, porque eles têm os meios para se desenvolver até a última corrida, apesar dos problemas que estão tendo no túnel de vento. E Fernando Alonso é um piloto extraordinário, que ainda pode aspirar o título mesmo depois de dois abandonos”.

Entretanto, Alonso está claramente frustrado com o fato de um título que parecia certo estar escapando de suas mãos. “Por seis corridas, tivemos o mesmo carro, sem uma única parte nova”, disse ele a repórteres espanhóis. “Felipe (Massa) fez uma prova perfeita, mas vejo seu segundo lugar como um pouco circunstancial. Vários pilotos com carros bem mais rápidos cometeram erros e saíram da pista”.

Domenicali disse ao jornal O Estado de S. Paulo: “Posso entender completamente a frustração dele no momento. Mas vocês podem ter certeza que estamos trabalhando duro para dar a Fernando um carro com o qual ele possa expressar seu talento”.

Porém, o comentarista alemão Christian Danner afirmou: “A Red Bull deu um salto tão grande e agora tem um carro tão incrivelmente bom que não posso imaginar a Ferrari os desafiando”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.