F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP do Canadá 2012

sexta-feira, 8 de junho de 2012 às 22:22

F112-alonso-china-sexta350Fernando Alonso, 2º colocado
Estou satisfeito com o modo como as coisas correram nesta sexta-feira em Montreal. Pela manhã, nos concentramos principalmente na avaliação de algumas novas atualizações, enquanto trabalhamos principalmente na comparação dos dois tipos de pneus à tarde, buscando performance em uma única volta e também para checar o carro com muito combustível a bordo. As primeiras indicações parecem ser positivas, mas é cedo demais para tirar conclusões, já que os tempos de sexta nunca devem ser tão valorizados. Agora, precisamos nos concentrar na análise dos dados e nos prepararmos da melhor maneira possível para o resto do fim de semana. O circuito é bem parecido com uma pista de rua, com os muros próximos do que são as estradas normais. Então, é muito importante encontrar os pontos de referência certos, principalmente em termos de pontos de freada e distância dos muros, a fim de fazer uma volta rápida e pilotar suavemente ao longo de uma distância.

Felipe Massa, 3º colocado
Foi uma sexta-feira bastante positiva para nós. Conseguimos completar muitas voltas, e, acima de tudo, testar tudo o que tínhamos no programa. Felizmente, a chuva só chegou logo depois do final da segunda sessão, então pudemos fazer tudo adequadamente. Acho que podemos ficar satisfeitos com o fato de as atualizações que trouxemos para cá terem funcionado, apesar de ser difícil fazer uma avaliação instantânea do quanto melhoramos. De qualquer maneira, a intenção é manter o carro com sua nova configuração. Ele parece estar bem equilibrado e me pareceu muito consistente em termos de performance, mesmo que, obviamente, a pista ainda não tenha tanta aderência, já que é o primeiro dia do fim de semana. Resumindo, foi a melhor sexta de 2012 até agora: esperamos que isso possa continuar também no sábado e no domingo.

Pat Fry, diretor do chassi
Tivemos muito trabalho a fazer hoje e estávamos preocupados com a ameaça de chuva, o que certamente teria complicado as coisas. Felizmente, a esperada tempestade chegou imediatamente após o final do segundo treino, então pudemos cumprir todos os nossos objetivos. Trouxemos duas configurações diferentes do escapamento para cá: a que usamos nas últimas duas corridas e outra que representa nossa mais recente interpretação do conceito que fazia parte do carro quando ele fez sua estréia em Jerez. Pelo que pudemos ver hoje, a segunda configuração parece ser positiva em termos de performance, mas, obviamente, ainda precisamos analisar os dados com muito cuidado a fim de fazer as escolhas corretas para a corrida. Esta pista exige um nível de pressão aerodinâmica diferente das outras que visitamos até agora, então também trabalhamos bastante nessa área, e também nesse caso, temos de estudar os dados que acumulamos antes de fazer um julgamento. Finalmente, tivemos de checar o comportamento dos pneus, principalmente o super macio, em um trecho longo: não conseguimos percorrer tantas voltas, e o fator desconhecido relacionado à temperatura também está ligado a esse aspecto. De fato, a previsão do tempo para sábado sugere um aumento de pelo menos dez graus na temperatura da pista, o que pode mudar completamente a situação comparado ao que vimos hoje. Portanto, há muito trabalho a fazer no restante do fim de semana, mas pelo menos começamos com o pé direito.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.