F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP do Japão 2012

domingo, 7 de outubro de 2012 às 9:32
Felipe Massa - Ferrari 2012

Felipe Massa

Felipe Massa, 2º colocado: Foi uma corrida fantástica. Estar de volta ao pódio depois de quase dois anos é ótimo e eu me sinto muito aliviado. Foram dois anos difíceis para mim e, às vezes, um milhão de coisas passam por sua mente, algumas delas ruins, mas finalmente eu posso ficar satisfeito! É um resultado importante psicologicamente e também para o meu futuro, pelo menos eu penso assim! É ainda melhor voltar ao pódio aqui, em uma pista da qual gosto muito e que eu conheço desde o início da minha carreira. Às vezes, nos momentos mais difíceis, as melhores coisas vêm: as primeiras pessoas a quem quero agradecer são da minha família, minha esposa e meu filho. Essa corrida me motiva ainda mais para o resto da temporada. Sinto muito pelo Fernando, porque estou convencido de que hoje poderíamos estar ambos no pódio. Depois do que aconteceu ontem, no Q2, eu definitivamente não larguei em uma boa posição. Tive um bom começo e consegui passar ileso pelo caos na primeira curva, e então eu imediatamente senti que tinha um bom ritmo e que poderia me manter perto de Button e Kobayashi. Passei por eles no pit stop devido a uma grande estratégia e imediatamente percebi que, mesmo com pneus duros, meu ritmo era competitivo. A equipe fez um grande trabalho e me deu um carro competitivo: o único momento difícil do fim de semana, para o que ainda não temos uma razão, foi uma segunda volta maldita no Q2. Agora temos que nos concentrar imediatamente na corrida da Coréia, porque com cinco corridas pela frente, qualquer coisa ainda é possível.

Fernando Alonso, não terminou: Hoje nós tivemos muito azar: terminar uma corrida como essa na primeira curva é realmente uma pena. O toque de Raikkonen causou um furo no pneu traseiro esquerdo e a minha corrida acabou ali. Infelizmente, quando você larga no meio do grid, essas coisas podem acontecer, porque apesar do desempenho do carro – e o nosso geralmente é melhor no domingo – as circunstâncias podem importar muito. Isso pode ser visto pela corrida do Felipe, que largou em décimo mas teve uma corrida perfeita, lutando com carros mais rápidos. Claramente, este resultado praticamente eliminou a vantagem que eu tinha antes, mas se me tivessem dito no início da temporada que eu estaria nessa situação restando cinco corridas para o final, eu teria alegremente concordado. Claramente, temos que trabalhar muito no desenvolvimento do carro: eu não estou preocupado, mas temos que reagir, como os nossos concorrentes têm feito. Agora vamos começar uma espécie de mini-campeonato, com cinco GPs. O objetivo será marcar pelo menos um ponto a mais do que todos os outros. O que aconteceu conosco hoje pode acontecer com os outros da próxima vez: a roda gira e é assim que são as corridas.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Pessoalmente, eu não acredito em sorte, mas, dado o que aconteceu nesses últimos dias, estou pensando em mudar a minha mente. Os deuses que não nos ajudaram ontem definitivamente nos atingiram hoje de novo! O que aconteceu com Fernando no início é um exemplo das muitas variáveis ​​que você não pode controlar neste esporte e temos que aceitar isso, mas claramente todos nós estamos muito decepcionados no momento. Esse sentimento de pesar realmente aumenta quando você considera a corrida magnífica que o Felipe teve, produzindo um desempenho verdadeiramente impecável. Foi bom vê-lo de volta ao pódio depois de um tempo muito longo! Este segundo lugar é um resultado muito importante para ele e para a equipe e vem em um dos momentos mais difíceis e delicados da temporada. Decisões sobre o seu futuro? Um passo de cada vez, agora estamos comemorando este lindo pódio juntos. Hoje, nós definitivamente poderíamos ter marcado um bom número de pontos, mas temos que aceitar a realidade: alguém hoje está rindo, mas como diz o ditado, quem ri por último ri melhor. Cinco corridas é muita coisa e tudo ainda pode acontecer. Temos que reagir com calma a este golpe cruel sobre o Fernando e trabalhar com concentração máxima no desenvolvimento do carro, como de fato temos feito nesses últimos meses. Se estamos nesta posição de lutar pelo título nas últimas corridas, é porque nosso trabalho tem sido de boa qualidade, caso contrário, estaríamos muito mais para trás. Os comentários de Fernando sobre o nosso desenvolvimento? Posso muito bem compreender a sua frustração no momento e você pode ter certeza de que estamos fazendo o nosso melhor para dar-lhe um carro que combine com o seu talento.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.