F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP do Canadá 2012

domingo, 10 de junho de 2012 às 22:59

F112-alonso-malasia-sabado350Fernando Alonso, 5º colocado: Hoje nós tentamos vencer a corrida, mas a aposta de fazer apenas uma parada não compensou. Quando Hamilton voltou para os boxes para a sua segunda parada, optamos por algo diferente: agora é fácil dizer que deveríamos ter feito essa escolha também, mas isso teria significado que não teríamos tentado nada e também poderíamos ter perdido a posição para o Vettel. As últimas voltas foram muito longas: os pneus cairam de repente e eu estava muito lento para me defender de quem vinha atrás. Meu engenheiro estava me dizendo para me segurar, mas não havia nenhuma maneira de fazer isso. O verdadeiro problema hoje foi a degradação dos pneus, definitivamente não foi a estratégia, que no máximo nos custou uma posição, mas não vamos esquecer que foi essa mesma estratégia que nos permitiu chegar à frente de Vettel na primeira parada. O carro estava competitivo praticamente ao longo de toda a corrida: não era o mais rápido, porque aqui a McLaren, como era esperado, foi muito rápida, mas definitivamente demos um passo à frente em termos de desempenho. Precisamos trabalhar para melhorar a degradação dos pneus: isso pode ser afetado por fatores muito menores, como alguns graus a mais ou a menos na temperatura. Não é um campeonato mundial de pneus, mas todos os detalhes devem ser estudados para se alcançar a vitória. Pela primeira vez neste ano, não tentamos apenas limitar os danos, nós estávamos realmente apontando para a vitória. É um sinal positivo e agora temos que confirmar isso em Valencia e Silverstone. Estamos definitivamente voltando para casa com mais confiança em nossas possibilidades, porque este foi o passo mais significativo para a frente que fizemos em termos de desenvolvimento do carro em um longo período de tempo.

Felipe Massa, 10º colocado: Eu estou zangado comigo mesmo pelo erro na Curva 1. Perdi contato com o grupo mais rápido e, em seguida, meus pneus estavam vibrando muito, o que significava que eu teria que ir aos boxes mais cedo. Eu tentei alongar o stint seguinte tanto quanto possível, até esperando não parar de novo. Infelizmente, no fim, eu tive que fazer uma segunda parada. Talvez a antecipação da parada final poderia ter me colocado à frente do Kobayashi novamente, mas não teria mudado muito. Estou decepcionado, porque nós mostramos que estávamos competitivos contra os nossos principais rivais: agora estamos aí, lutando com eles, o que não era o caso algumas corridas atrás. O décimo lugar definitivamente não reflete o nosso potencial. Agora é vital que continuemos a trabalhar nesse sentido: foi um fim de semana onde estávamos sempre lutando pelos primeiros lugares e temos melhorado em todas as áreas, e isso tem que ser um impulso de confiança para o resto da temporada.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Existe um certo sentimento de decepção esta tarde e não podemos negar isso. É o primeiro fim de semana em que não obtivemos o máximo que podíamos, mas isso se deve ao aumento da expectativa pelo progresso que fizemos. Não vamos esquecer que ontem estávamos lutando pela pole, e hoje nós estávamos na batalha pela vitória até o fim: no Bahrain, um mês e meio atrás, nós só tivemos um piloto no Q3 e terminamos a prova um minuto atrás do vencedor. Hoje, tivemos dois erros: não cobrimos o Vettel quando o alemão parou pela segunda vez e a rodada do Felipe na fase inicial da corrida. Tudo considerado, o primeiro erro nos custou relativamente pouco, enquanto o segundo teve um preço mais elevado, porque o Felipe, que teve outro bom fim de semana depois de Mônaco, tinha ritmo para ficar no grupo da frente. Feita esta análise preliminar, precisamos olhar para o fim de semana em termos de campeonato. Fernando está apenas dois pontos atrás do líder, e o F2012 voltou a ser competitivo o suficiente para lutar com os melhores. No entanto, foi importante marcar pontos em uma pista que definitivamente não parecia adequada para nós. Saber que podemos contar com um piloto como Fernando, capaz de sempre completar as corridas nos pontos, é um fator que tem seu papel a desempenhar quando se trata de pensar sobre a corrida pelo título. Nós devemos continuar com o desenvolvimento para fechar a lacuna que ainda nos separa da pole position: só quando tivermos feito isso, poderemos afirmar que alcançamos o nosso primeiro objetivo. Outro tema que precisamos analisar é a degradação dos pneus, o que tem provado ser cada vez mais a chave para esta temporada.

EB – www.autoracing.com.br

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