F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP da Espanha 2013

domingo, 12 de maio de 2013 às 15:00

Fernando Alonso

Fernando Alonso – 1°  colocado

“Mesmo se esta é a terceira vez que ganho uma corrida em casa, a emoção ainda é muito forte, como se nunca tivesse acontecido antes. É bom ser capaz de dedicar esta vitória a todos os espanhóis, especialmente em um momento de crise como este. Agradeço a todos por esse apoio e a equipe por fazer um trabalho fantástico. Depois de uma classificação difícil, tudo correu perfeitamente, a largada, a estratégia, os pit stops e a gestão de pneus. No começo, eu precisava ganhar algumas posições mas, depois da metade da reta, eu percebi que não conseguiria. Então, desliguei o Kers, para poder utilizá-lo na Curva 3, onde percebi, depois de ver a corrida da GP2, que era possível atacar por fora. Tivemos que antecipar a parada final por causa de um furo que estava fazendo o pneu perder pressão mas, felizmente, isso não influenciou o resultado final. Acho que, com este carro, podemos lutar pelo Campeonato Mundial. Em cinco corridas, terminamos uma vez em segundo e conquistamos duas vitórias. A partir de agora, temos de manter os pés no chão para produzir um desempenho consistente e marcar o máximo de pontos possível. Estamos bem conscientes de que não somos os mais rápidos e, para mudar isso, muitas pessoas estão trabalhando dia e noite na pista e em Maranello. ”

Felipe Massa – 3° colocado

“Estou muito feliz com este pódio. Foi uma corrida muito legal e um resultado fantástico para toda a equipe. Quando você começa mais atrás, tudo é mais complicado, mas eu consegui ganhar posições e nosso ritmo era fantástico. Na primeira volta, consegui algumas ultrapassagens graças ao carro que é muito competitivo. Desde então, ficou claro que poderia ser agressivo e ao mesmo tempo cuidar dos pneus. No final, eu pensei que poderia ser possível lutar pela segunda posição com Kimi, mas quando coloquei meu último jogo de pneus duros, eu sofri com o equilíbrio e comecei a perder os pneus traseiros mais cedo do que esperava. Ao mesmo tempo, estou muito satisfeito com o nosso desempenho nesta pista. Agora vamos para Mônaco, uma pista completamente diferente onde a ultrapassagem é muito difícil. Sabemos que não temos o carro mais rápido, mas tudo o que podemos fazer é continuar a trabalhar com o mesmo esforço, pois tenho certeza de que estamos indo na direção certa. ”

Stefano Domenicali, chefe de equipe

“Estou muito feliz com este grande resultado da equipe! Fizemos um ótimo trabalho, tanto aqui na pista quanto em Maranello. Foi uma corrida muito tensa, onde o menor detalhe poderia fazer uma grande diferença. Neste sentido, conseguimos ler a corrida muito bem. Esses quarenta pontos somados em Barcelona são muito importantes. Fernando mais uma vez fez uma grande corrida, agressivo nos momentos-chave e conservador quando teve de gerir a sua vantagem, diminuindo a diferença para seus principais rivais no campeonato. Estou satisfeito por termos diminuído a diferença para todos os nossos rivais mais próximos. Também estou particularmente feliz com o desempenho de Felipe porque, nesta pista, começar em nono e terminar no pódio não é fácil. Ele estava na luta até os momentos finais e este resultado é muito bem merecido. Depois da classificação de ontem, este resultado é melhor do que poderíamos ter esperado. Sabemos que há muito a fazer para melhorar o nosso carro para os sábados, como já disse muitas vezes antes, se quisermos largar mais a frente no grid. “

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.