F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP de Mônaco 2012

sábado, 26 de maio de 2012 às 15:57

F112-alonso-espanha-domingo350Fernando Alonso, 6º colocado
Na Itália, há um ditado, “devagar se chega longe”, certo? É o que estamos fazendo: passo a passo, estamos nos aproximando. Estou feliz com esta classificação, a melhor que tivemos como equipe nesta temporada. Tive uma boa sensação durante todo o fim de semana. Poderíamos ter melhorado alguns centésimos na Q3, mas acho que eu não teria ganhado nenhuma posição, considerando que o piloto à minha frente está a três décimos. Aqui, normalmente os três primeiros no grid lutam pela vitória, então creio que nossa meta realista é um lugar no pódio, mas também sabemos que surpresas são a ordem do dia. Vimos isso novamente hoje, com Michael na pole: fiquei muito satisfeito por ele, apesar de ele não poder aproveitar por causa da punição. Nesta tarde e amanhã de manhã, terei de trabalhar junto com minha equipe para decidir a melhor estratégia. Os pneus macios se comportam bem, mas vamos largar com os super macios, portanto, não sabemos exatamente quanto tempo eles vão durar: vamos descobrir na corrida como será a performance deles. Em termos de campeonato, é um bom grid, considerando que, dos rivais imediatos, apenas Hamilton larga à nossa frente e Vettel está em nono. Michael ao meu lado no grid? Já fazia algum tempo, então será bom tê-lo perto de mim, mas vou me concentrar em ultrapassar os quatro à minha frente, e não pensar no sexto colocado.

Felipe Massa, 7º colocado
Foi uma classificação difícil, e eu definitivamente poderia ter feito melhor: o quinto lugar estava ao meu alcance, considerando o que vimos na Q1 e Q2. Infelizmente, não consegui uma volta perfeitamente limpa na Q3 por causa do tráfego, mas isso é normal aqui. Dito isso, estou muito feliz com o andamento das coisas até agora neste GP. Finalmente, estou me divertindo ao volante do F2012: o acerto que escolhemos torna muito mais fácil extrair o máximo de seu potencial. Também é um ponto para se manter em mente para o restante do campeonato. Teremos algumas dificuldades nos locais onde a tração é crucial, o que pode ser visto facilmente comparando nosso carro curva a curva com os melhores, mas também progredimos nessa área. Michael fez uma ótima volta e eu o parabenizo: é uma pena que ele estará muito perto de mim no grid amanhã. Espero que tenhamos uma boa corrida e um novo campeonato comece para mim amanhã.

Stefano Domenicali
Em geral, podemos ficar satisfeitos com o resultado, foi a primeira vez nesta temporada que colocamos ambos os nossos pilotos na Q3. Estou particularmente feliz por Felpe, que finalmente mostrou sua capacidade. Como tem sido o caso neste ano, as três partes da classificação foram extremamente disputadas, e o mínimo detalhe é suficiente para mudar as coisas. A corrida de amanhã está aberta, da primeira à última volta. Sabemos como os vários imponderáveis podem afetar o resultado, e, desta vez, há o fator adicional do comportamento dos pneus ao longo de um trecho longo, considerando que ninguém pôde checar isso durante os treinos livres. Precisamos estar prontos para lidar com qualquer eventualidade e reagir a todas as mudanças na situação. Finalmente, quero parabenizar Michael Schumacher por sua fantástica pole position: acho que esse resultado veio no momento certo para ele, e em uma pista que teve um papel realmente significativo em sua carreira.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.