F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP de Cingapura 2012

sábado, 22 de setembro de 2012 às 13:36

Fernando Alonso, 5º colocado
Hoje, a pole position estava absolutamente fora do nosso alcance: Hamilton estava em outro planeta… Precisamos nos contentar com este quinto lugar, mas isso não significa que não esperamos melhorar amanhã: nossa meta é outro pódio. O resultado basicamente está de acordo com o que esperávamos após ontem, considerando que, desde o primeiro treino, não fomos particularmente brilhantes. A única surpresa foi Maldonado, e foi realmente inesperado vê-lo na primeira fila. Aqui, a diferença de performance entre os dois compostos provavelmente é a maior de todo o campeonato; entre um segundo e um segundo e meio, o que também pode ser um fator importante amanhã. É verdade que os macios podem durar mais, mas, com uma diferença tão significativa, os super macios também podem ser uma opção interessante. Espero muitos pit-stops, especificamente por causa da degradação dos pneus. Honestamente, antes de chegar a Cingapura, eu esperava mais, mas logo percebemos que iríamos encarar este GP na defensiva. A corrida será muito longa, muito difícil fisicamente e mentalmente, porque você sempre precisa se concentrar ao máximo, sem margem para erro: o menor erro pode custar caro em uma pista onde as barreiras estão muito próximas. A confiabilidade será importante, e a prioridade será terminar na melhor posição possível.

Felipe Massa, 13º colocado
Foi uma classificação muito difícil. Eu realmente tive dificuldades para conseguir uma boa volta, sofrendo particularmente no setor final, onde os pneus traseiros estavam escorregando, e, como resultado, se degradando. É um problema que venho tendo desde ontem, e não conseguimos solucioná-lo. Esperamos poder fazer algo para a corrida, caso contrário será realmente duro. Devemos analisar cuidadosamente a estratégia, começando com qual pneu usar no início da prova: há muita diferença de velocidade entre os dois compostos, mas ambos parecem se degradar significativamente. A meta será terminar nos pontos, o que certamente não será fácil, mas daremos o máximo. Nem todas as atualizações que trouxemos para cá funcionaram como esperávamos, o que não ajudou. Portanto, pensando no restante da temporada, temos de compreender a razão.

Stefano Domenicali
Nós sabíamos que o nosso nível de performance não nos deixaria lutar pelos primeiros lugares no grid, mas, de qualquer modo, o quinto posto de Fernando é uma boa posição de largada para a prova de amanhã. Nosso piloto extraiu o máximo do carro, o que, definitivamente, não é uma surpresa. É claro, a diferença para a pole é significativa, mas em termos de distância em metros no grid, não muda nada se for de um décimo ou um segundo. Felipe teve mais dificuldades do que seu companheiro, como também foi o caso ontem, principalmente em termos de performance dos pneus. De fato, os pneus serão um dos fatores cruciais na prova de amanhã, considerando que podemos esperar um alto nível de degradação. Fernando tem uma chance de subir ao pódio, enquanto Felipe pode visar os dez primeiros. Será uma corrida muito dura para todos: homens e máquinas estarão sujeitos a um estresse incrível, e tudo pode acontecer ao longo de duas horas. Teremos de ficar totalmente concentrados e aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.