F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Inglaterra 2012

sábado, 7 de julho de 2012 às 18:03

F112-alonso-inglaterra-sabado350Fernando Alonso, pole position
Primeiramente, quero dedicar esta pole a Maria de Villota, que está passando por um período particularmente difícil. Todos nós estamos nos sentindo tristes, e nossos pensamentos estão com ela e sua família. A pole foi uma surpresa, porque, em condições assim, você nunca sabe o que pode acontecer. Esta manhã, no seco, o carro estava muito bom, mas tudo poderia ser diferente no molhado, mesmo com o F2012 tendo mostrado que não é ruim na chuva, se pensarmos na Malásia e no teste de Mugello. Nesta tarde, foi preciso estar no lugar certo, no momento certo e com os pneus certos, e, para isso, você também precisava de um pouco de sorte. As coisas acabaram dando certo para nós, assim como ocorreu quando rodei no início da Q2 e quando consegui passar para a Q3 por um fio de cabelo depois da interrupção: no final, eu tinha um carro à minha frente, a visibilidade estava muito ruim e havia uma bandeira amarela na última curva, mas consegui passar para o estágio seguinte. A pole de hoje é importante, mesmo que saibamos que foi em condições incomuns. Ainda precisamos conseguir uma no seco para poder dizer que reduzimos a diferença para os melhores. Espero uma corrida tediosa amanhã, considerando que vou largar na frente de todos.

Felipe Massa, 5º colocado
É um bom resultado para a equipe, principalmente porque, quando a bandeira vermelha foi agitada, Fernando e eu estávamos fora da Q3. Fizemos um bom trabalho no recomeço, nas últimas voltas na Q2, e então, na Q3, sempre estivemos na luta pela pole position, mas eu estava perdendo tempo na última curva, pois travava as rodas traseiras. Mesmo assim, estou satisfeito com o quinto posto. Creio que serei competitivo amanhã, principalmente porque o carro está andando muito bem neste tipo de pista. A partir do Canadá, o F2012 melhorou muito, e os resultados são claros. Acho que a interrupção na Q2 foi a decisão certa, mas poderia ter ocorrido um pouco antes: a aquaplanagem na reta principal estava incrível naquele momento. Então, o controle da corrida fez um ótimo trabalho visando garantir que a pista estivesse em boas condições, significando que os espectadores puderam ver um espetáculo à altura de seu entusiasmo. Para nós, os pilotos, o intervalo foi tedioso, mas para todos nas arquibancadas, foi ainda pior, considerando como estava chovendo forte.

Stefano Domenicali
Os pontos só são distribuídos no domingo, e sempre mantemos isso em mente. Obviamente, estamos felizes hoje, porque fazia muito tempo que um dos nossos pilotos não largava na pole position, mas não podemos nos entusiasmar demais agora, pelo contrário. Temos de nos concentrar ainda mais em nosso trabalho, porque, novamente, vimos como as coisas podem mudar de um minuto para outro. Fernando foi extraordinário e Felipe também fez um ótimo trabalho: é nossa melhor classificação do ano, e precisamos tentar proveito máximo na corrida de amanhã. A previsão do tempo é incerta, então estaremos em alerta máximo, prontos para reagir à menor mudança. Muitas vezes neste ano, vimos que as posições no grid não se provaram decisivas quando se trata do resultado final: esperamos que, pelo menos amanhã, isso seja importante.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.