F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Hungria 2012

sábado, 28 de julho de 2012 às 16:09

F112-alonso-alemanha-domingo350Fernando Alonso, 6º colocado
Esperávamos uma classificação muito dura, e foi o que aconteceu. Vimos pelo menos oito carros sendo muito competitivos, e, portanto, apenas entrar na Q3 já era uma meta difícil de alcançar. Nós conseguimos e também melhoramos ligeiramente a dirigibilidade do carro na última parte, trabalhando com a pressão dos pneus e a asa dianteira. Definitivamente, não fizemos uma volta perfeita: perdemos alguns décimos em poucas curvas. O vento estava mais forte do que nesta manhã, e acho que pegou todos de surpresa. Considerando tudo, o sexto lugar não é tão ruim. É verdade que ultrapassar não é fácil aqui, mas pode chover amanhã e sabemos que isso muda tudo. Além disso, há o fator desconhecido do comportamento dos pneus, porque ninguém pôde realmente testá-los em um trecho longo ontem. Teremos de ficar super concentrados, principalmente no gerenciamento dos pneus. No seco, ainda não podemos lutar pelas primeiras posições, e sabemos disso. Normalmente, a situação melhora na corrida, então esperamos terminar entre os quatro ou cinco primeiros. Nosso objetivo é marcar nosso rival mais próximo no campeonato de pilotos, e sabemos que vamos largar à frente dele. Vamos ver qual será a situação amanhã.

Felipe Massa, 7º colocado
Não foi uma classificação fácil para a equipe. Tanto Fernando quanto eu tivemos dificuldades para fazer uma volta perfeita, e o fato de termos sido mais velozes na Q2 do que na Q3 prova isso. Uma pena, porque, na Q2, eu havia feito um bom tempo e esperava melhorar ainda mais. Infelizmente, fui mais lento. Perdi aderência e o carro começou a sair muito de traseira, agora precisamos descobrir por que. Estará muito quente amanhã e também pode chover, portanto teremos de estar preparados para qualquer situação. Precisaremos estudar com cuidado os poucos dados que temos sobre o comportamento dos pneus: pelo que pudemos ver, há uma degradação com os macios, o que poderá ser ainda mais sentido com o tanque cheio. Teremos de esperar para ver como serão as coisas, mas acho que ainda temos chance de lutar por um pódio, mesmo enfrentando uma oposição tão forte. Hungaroring foi cenário de momentos importantes em minha carreira, começando com golpe cruel quando eu estava a caminho da vitória em 2008 e o motor falhou, seguido pelo meu acidente um ano depois. Muitas pessoas se mantiveram próximas de mim e continuam me apoiando, então estou duplamente desapontado, pois queria recompensá-las com um ótimo resultado nesta tarde. Vamos tentar amanhã.

Stefano Domenicali
Sem surpresas na classificação. Sabíamos que ainda não temos o carro mais rápido em termos de performance pura, algo que dissemos várias vezes nas últimas semanas. E sabemos como é fácil ficar fora da sessão seguinte quando há tantos carros se enfrentando, todos separados por apenas alguns décimos. Conseguimos colocar Fernando e Felipe na Q3, onde eles garantiram posições não tão ruins em termos de campeonato, considerando que o oponente que atualmente representa a maior ameaça para Fernando largará atrás de nós. Além disso, repito o que eu disse nos dois sábados anteriores, apesar de os resultados terem sido diferentes: os pontos são dados no domingo após a corrida, e não no sábado. Podemos esperar uma prova bastante difícil e exigente amanhã, em uma pista que não permite que o piloto se distraia por nenhum momento e é muito dura para os carros. Há um grau de incerteza em relação à previsão do tempo, que também precisa ser levada em conta. Como sempre, tentaremos fazer o melhor possível.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.