F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da China 2013

sábado, 13 de abril de 2013 às 8:48

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 3° colocado – 1:34:788s

Terminar a classificação com os dois carros no TOP 5 me enche de esperança para a corrida. O F138 tem se mostrado competitivo todo o final de semana e isto significa que conseguimos melhorar, graças ao trabalho da equipe. Algumas atualizações que trouxemos funcionaram como esperado, mas outras precisam ser estudadas. Em termos de estratégia, a noite será longa para todo mundo, já que a maioria começa com os pneus moles. A escolha da Red Bull não me preocupa e a Mercedes mostrou sofrer com a degradação. O nosso maior rival pode ser Raikkonen, já que a Lotus se mostrou econômica com os pneus e rápida em ritmo de corrida.

Felipe Massa, 5° colocado – 1:34:933s

Foi uma boa classificação, com um carro rápido e funcionando bem. Para ser honesto, depois de minhas performances nos últimos treinos livres, eu estava esperando começar no TOP 3, mas é bem provável que nossos rivais estejam com menos combustível e a estratégia é mais importante que uma ou duas posições no grid. Tínhamos diferentes escolhas: preferimos começar o Q1 com os pneus moles porque parecia complicado passar para o Q2 nos médios. Isto nos permitiu economizar um jogo para amanhã, em uma corrida que parece que será muito disputada e onde podemos ter pelo menos três paradas. Hoje, nossos rivais foram mais eficientes, mas a corrida é longa e tudo pode acontecer. Economizar pneus e escolhas táticas serão a chave para ir bem.

Pat Fry, diretor técnico

Sabíamos desde ontem que os pneus médios seriam a melhor escolha para a corrida, no que concerna consistência e durabilidade. Não foi nenhuma surpresa quando todas as equipes decidiram usar os pneus moles na classificação e economizar os médios para o domingo. No Q3, já tínhamos começado a pensar na estratégia para a corrida, tínhamos que escolher entre os médios para o domingo ou os moles para largar um pouco mais a frente. Acabamos fazendo a escolha mais lógica, como a maioria das equipes. Impossível de prever o que acontecerá na corrida, pois os carros da frente terão que parar antes devido a alta degradação dos pneus moles e o tráfego vindo de trás pode ser perigoso. Estou satisfeito com a performance de Fernando e de Felipe e estou otimista para amanhã, mesmo se esperamos uma corrida difícil onde a estratégia e os pneus podem ser mais importantes do que nunca.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.