F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Bélgica 2012

sábado, 1 de setembro de 2012 às 15:16
Fernando Alonso em 2012

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 6º colocado: o sexto lugar desta tarde corresponde a nossa média de sessões de classificação deste ano, que é de 6,08 para ser preciso. Portanto, não devo ficar muito surpreendido com este resultado. Normalmente, no domingo, vamos melhor do que no sábado, portanto podemos estar razoavelmente confiantes para a corrida, especialmente pelo fato de que muitos dos meus rivais mais próximos começam atrás de mim, enquanto outro, o Kimi, não está muito na frente. Se este resultado puder ser repetido amanhã, honestamente, eu assinaria agora! Nosso objetivo é o pódio, acho que uma vitória não está ao nosso alcance. É verdade que é uma corrida muito aberta, em parte porque as ultrapassagens são relativamente simples nesta pista. O fato de que não temos dados sobre a vida útil do pneu não é determinante, pois estamos todos na mesma situação. Enfim, conhecemos ambos os compostos bem, assim eu não espero nenhum problema nessa área. O fato de não termos conseguido correr muito ontem significou que não otimizamos vários aspectos do carro, mas também neste caso, todos estão no mesmo barco. Na verdade, isso poderia explicar a diferença de desempenho entre os pilotos da mesma equipe. As atualizações que introduzimos trouxeram um benefício em termos de velocidade máxima, o que é positivo também para Monza, onde correremos em poucos dias. O campeonato está muito próximo e se você não fizer tudo perfeitamente, poderá se dar mal. É por isso que as menores questões contam, e nós tentamos sempre ficar super-concentrados nos menores detalhes.

Felipe Massa, 14º colocado: Já pela manhã, eu estava lutando muito no segundo setor e, após a terceira sessão de treinos livres, fizemos algumas alterações na configuração do carro, o que, infelizmente, não mudou muito a situação. Eu não consegui pilotar corretamente nessa parte da pista. Eu pude sentir o carro escorregando nas curvas devido à falta de pressão aerodinâmica. Fernando também parecia estar sofrendo em algumas partes da pista, mas claramente menos do que eu. No primeiro e no terceiro setor, no entanto, eu era competitivo, tanto em termos absolutos como em relação ao meu companheiro de equipe. Além disso, justamente por causa da dificuldade que eu tinha no segundo, eu estava um pouco incomodado com a degradação dos pneus, especialmente à medida que não tinha conseguido adquirir dados sobre o seu comportamento em ritmo de corrida por causa do mau tempo de ontem. Eu definitivamente não posso ficar feliz com hoje, mas agora o importante é me concentrar na corrida. Tudo ainda pode acontecer, especialmente em uma pista onde a ultrapassagem é possível. Além disso, há muitas incógnitas relativas ao comportamento do carro, portanto não podemos descartar nenhuma surpresa.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Mais do que nunca, esta tarde, a pessoa tem que ter muito cuidado ao avaliar o resultado. As três sessões classificatórias trouxeram um monte de surpresas e um grid incomum. Um sexto lugar para o Fernando é uma boa base sobre a qual podemos construir uma boa corrida. O domingo vai ser mais difícil para o Felipe, que começa da sétima fila, mas definitivamente não está tudo perdido para ele e um lugar entre os dez primeiros está ao seu alcance, seriam pontos importantes em termos de campeonato de construtores. Mas é realmente impossível fazer qualquer previsão. Temos que enfrentar esta corrida com a mesma abordagem que adotamos até agora, o que significa tentar tirar o máximo do pacote que temos e de todas as oportunidades que surgirem em nosso caminho. É evidente que ninguém pode estar muito certo sobre ritmo de corrida, porque ontem não foi possível executar as comparações habituais sobre o comportamento dos pneus.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.