F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Alemanha 2012

sábado, 21 de julho de 2012 às 16:36

F112-alonso-inglaterra-sabado350Fernando Alonso, pole position
Estou muito feliz! Quando a classificação é realizada nestas condições, é muito difícil fazer uma volta limpa e muito fácil acabar na grama, na brita ou no muro. É algo como uma luta pela sobrevivência: antes de qualquer coisa, você precisa chegar até o final e olhar onde terminou. Então, quando escuta no rádio que você tem a pole, é extremamente satisfatório, porque há a sensação de que você realmente deu o seu máximo. O carro estava bom em todas as condições, o que é encorajador, pois significa que podemos estar na luta independente do que acontecer, estando seco ou molhado. Na Q2, saímos imediatamente, esperando fazer um tempo na primeira volta, porque sabíamos que a chuva iria aumentar. No final, colocamos os pneus de chuva forte, porque queríamos pelo menos ter uma idéia aproximada de como seriam as condições na Q3. A última parte da classificação foi bastante problemática, porque havia aquaplanagem, a ponto de não usarmos o KERS e nem a sétima marcha na reta. Conseguir a pole em condições tão extremas é realmente gratificante. Amanhã, espero que as estratégias não sejam diferentes demais entre as equipes de ponta, mas com um bom grau de flexibilidade. Olhando o campeonato, claramente não posso ficar insatisfeito com o fato de dois competidores fortes como Hamilton e Webber largarem na quarta fila, mas sabemos como as coisas podem mudar rapidamente. A largada será importante, mas não decisiva, pois temos 67 voltas para completar. Um espanhol na pole na Alemanha com um carro italiano? Não quero ser político, mas, definitivamente, é um conjunto curioso de circunstâncias.

Felipe Massa, 14º colocado
Estou muito desapontado com a classificação. Não consegui fazer um tempo no começo da Q2 porque escapei na curva 8 e não pude marcar um bom tempo na única janela disponível. Naquele ponto na pista, o asfalto é diferente, e é bem fácil travar as rodas e perder muito tempo. Estava chovendo tão forte que havia aquaplanagem: tive de tentar ficar na pista e também melhorar meu tempo, mas as condições significaram que isso era absolutamente impossível, mesmo quando tentei com os extremos. É uma verdadeira pena, porque o carro estava e está competitivo, tanto no molhado quanto no seco, mas largarei muito atrás amanhã para lutar pelas primeiras posições. Farei o meu melhor, como sempre. Será importante escolher os pneus certos no momento certo: temos uma idéia, mas o fato é que não conseguimos fazer muitos trechos longos nestes dois dias.

Stefano Domenicali
Novamente, Fernando demonstrou como é talentoso: foi uma tremenda classificação do nosso piloto! Aqui, como em Silverstone, a chuva teve seu papel na classificação, e não foi fácil gerenciar a evolução das condições da pista. Estamos muito desapontados por Felipe, que não encontrou um nível de aderência aceitável naquela que foi sua única volta, a primeira na Q2, na qual ele poderia ter feito um tempo que o teria colocado na próxima parte: é uma pena, porque ele definitivamente poderia ter sido competitivo na Q3, como foi o caso há duas semanas na Inglaterra. É difícil fazer previsões para amanhã, porque há uma boa parcela de incerteza em relação ao comportamento dos pneus em um trecho longo. Vamos tentar extrair o máximo de nosso potencial, sabendo que os nossos oponentes são muito fortes. A confiabilidade sempre é a prioridade, algo que nunca esquecemos.

LS – www.autoracing.com.br 

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