F1 – Boullier quer que equipes tomem decisões em conjunto

sexta-feira, 7 de junho de 2013 às 13:31
Eric Boullier

Eric Boullier

As equipes de F1 precisam sentar e discutir com a Pirelli para entender o que aconteceu no teste com a Mercedes e para assegurar que todos sejam tratados da forma mais justa possível, segundo Boullier. A Mercedes enfrentará o Tribunal Internacional da FIA para responder sobre uma possível quebra do regulamento esportivo da categoria, por ter utilizado o carro de 2013 em uma seção de testes organizada pela Pirelli. Boullier acredita que a FIA punirá todos os envolvidos caso seja comprovado que as regras foram quebradas, mas ele também acha que as equipes deveriam conversar com a Pirelli para que algumas questões sejam esclarecidas. Para o chefe da Lotus, o fato das outras equipes terem descoberto sobre o teste da Ferrari, conduzido com um carro de 2011, somente depois da polêmica com a Mercedes ter estourado, mostra que a Pirelli precisa melhorar na comunicação com os outros integrantes da categoria.

Quando perguntado se ele via algum problema no teste da Ferrari, Boullier respondeu: “Eles não desrespeitaram o regulamento. Então, não vejo problema algum. Com a Pirelli é diferente, eles deveriam tratar todos igualmente, pois é isso que está escrito no contrato. Precisaremos sentar e conversar, para que algumas pessoas possam relembrar seus deveres e direitos no acordo.”

Boullier sugeriu que, mesmo usando o carro de 2011, a Ferrari pode ter ganho alguma vantagem com os pneus, e é por isso que a Pirelli deve oferecer a mesma oportunidade a todos.

“Eles conhecem o F150 perfeitamente, então você acaba transformando alguns números e consegue tirar vantagem para o carro de 2013. Por isso que precisamos que as outras equipes tenham a mesma oportunidade,” continuou.

Eric Boullier também acha que o caso da Mercedes pode ser muito importante para a F1, porque envolve o que parece ser uma quebra clara do regulamento esportivo.

“Se for verdade, então a situação é grave. Se o regulamento não foi respeitado, alguém deve ser punido. Não podemos testar. Temos regras que dizem isso claramente, regras que foram assinadas por todas as equipes, o que só piora as coisas. As seções de testes são muito importantes hoje em dia. A falta de quilometragem acaba influenciado no modo que você projeta seu carro e até mesmo seu comportamento em um final de semana. Alguns anos atrás, a performance de um F1 era resumida a parte aerodinâmica mas, hoje em dia, você tem que levar outras coisas em conta, como os pneus por exemplo. Resumindo, se você consegue testar tudo isso, acaba tendo um ganho extremamente importante, e isso simplesmente não é justo para com as outras equipes.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.