F1 – Batida “estranha” de Alonso provoca especulações extravagantes
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 às 9:41O acidente de Fernando Alonso nos testes provocou especulações extravagantes sobre a causa.
Até agora, a McLaren não está dizendo nada, exceto que foi uma batida “normal” que exigiu exames médicos. No entanto, especialistas e testemunhas insistem que não pareceu ter sido o caso.
Por exemplo, a McLaren não retornou à pista no último dia do teste de Barcelona, apesar de Eric Boullier, chefe da equipe, admitir que os danos no MP4-30 não foram “particularmente sérios”.
Fotos também não mostraram danos severos no carro, apesar dos relatos de que Alonso estava inconsciente a princípio e teve de ser sedado a caminho do hospital.
“Por que um fotógrafo relatou que a cabeça dele estava inclinada para o lado antes da batida?” escreveu o correspondente alemão Ralf Bach em seu blog F1-insider.com. “E por que tanto segredo da McLaren-Honda?”
Sebastian Vettel estava diretamente atrás de Alonso no momento do acidente, e disse que a visão do carro lento da McLaren indo repentinamente em direção ao muro foi “estranha”.
“Não pareceu um acidente”, disse o piloto da Ferrari à mídia alemã. “Então, ele se chocou algumas vezes com o muro antes de eu perdê-lo de vista”.
O jornal alemão Bild também está fazendo perguntas, particularmente depois dos problemas recentes da Honda com seus sistemas eletrônicos de recuperação de energia.
“Alonso estava inconsciente ou já sonolento porque inalou gases tóxicos da bateria?” questionou o relato. “Ele levou um choque elétrico? O fato da equipe de Alonso estar em silêncio e ter parado de testar imediatamente torna tudo ainda mais misterioso”.
Até mesmo a respeitada Auto Motor und Sport afirmou: “Fotógrafos relataram que a impressão foi de que Alonso virou deliberadamente em direção ao muro”.
Luis Garcia Abad, empresário de Alonso, negou que a tontura pode ter sido a causa do acidente. “Havia um vento tremendo, e isso o empurrou contra o muro”, disse ele a repórteres espanhóis.
Abad também minimizou as sugestões de uma falha na suspensão ou na asa dianteira, insistindo: “O impacto com o muro provocou todo o resto. Tudo ocorreu em uma situação normal para a Fórmula 1”.
“De qualquer modo, não é hora de falar sobre isso”, acrescentou Abad. “Há um homem no hospital. Não conversamos com ele (Alonso) a respeito do acidente, mas sabemos que tudo aconteceu em condições com um carro normal”.
Quanto aos comentários de Vettel dizendo que a batida foi “estranha”, Abad respondeu: “O Sr. Vettel pode dizer o que quiser, não há problema nisso”.
acidente, autoracing, Barcelona, bateria, batida, choque, dia 4, elétrico, empresario, equipe, especulações, f1, fernando alonso, ferrari, formula 1, formula-1, gases, luis garcia abad, mclaren honda, mistério, noticias, Sebastian Vettel, teorias, teste, toxicos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.