F1 – Acidente de Perez inspirou mudanças no carro da Sauber

sábado, 2 de fevereiro de 2013 às 14:43
Sauber C32

Sauber C32

O estilo mais agressivo e estreito dos sidepods da Sauber C32 foi inspirado no acidente de Sergio Perez no treino classificatório para o GP de Mônaco de 2011. Segundo o projetista-chefe Matt Morris, o impacto lateral do mexicano contra a barreira de pneus fez com que a equipe trabalhasse para reduzir a largura dos sidepods em quase 50%, o máximo que era possível.

“Checo teve um acidente grave em Mônaco há alguns anos. Quando o carro chegou de volta e vimos o sidepod todo esmagado, nós começamos a pensar em uma mudança. É um design arrojado, mas estamos muito confiantes. Assim como a maioria das coisas na Suíça, concluímos tudo a tempo”, disse Morris, cuja equipe tem outras novidades, como um novo sistema de freios, chassis mais leve e alterações na parte da frente do carro e no sistema de escapamento.

“Nós temos um novo sistema de frenagem que já estávamos desenvolvendo no ano passado. Em termos de chassis, esta é uma área onde passamos muito tempo visando tirar peso. Fizemos algumas economias sem comprometer a segurança. O escapamento não é muito diferente do que terminou no ano passado, só mais reforçado”, prosseguiu o projetista.

“A asa dianteira é similar a do ano passado. Uma das pequenas mudanças no regulamento é a checagem da legalidade da asa dianteira, então tivemos que gastar muito tempo mudando a sua estrutura”, explicou Morris, que encerra dizendo que a Sauber planeja testar o novo conceito de asa DRS passiva durante os testes de pré-temporada.

“A asa DRS passiva é permitida, por isso esta é uma área que nós estaremos desenvolvendo ao longo de testes de inverno”, finalizou ele.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.