EXCLUSIVO Dude: O título foi tirado de nós

sábado, 18 de dezembro de 2021 às 21:35

Mercedes em Interlagos 2021

Por: Adauto Silva

O que você vai ler abaixo são partes de uma longa conversa que tive com o Dude da Mercedes na quinta-feira passada. Muito disso eu contei na LIVE que fizemos na própria quinta-feira, mas não tudo porque não deu tempo…

Dude, vamos começar do início. Qual era o plano para a corrida de domingo com o Hamilton largando em P2?
O plano era ele fazer a primeira curva em P1 e para isso configuramos a UP via software com mapa liberando potência máxima já em baixo giro para o homem usar até a metade da primeira volta. O problema era que ele tinha que ir muito suave no acelerador, senão o carro patinaria na largada e era capaz de ele perder várias posições inclusive, ao invés de ganhar a do Max. E ele também teria que tomar cuidado na primeira reta, porque com esse mapa ele não teria a máxima possível lá, só na reta após a chicane.

Ótimo, isso explica porque o Max quase passou na freada entre as duas retas. Mas e se ele não tivesse conseguido passar o Max na largada?
Aí a estratégia seria completamente diferente e ia depender muito do momento que os pneus macios do Max caíssem. Tínhamos uma infinidade de possibilidades.

Explica isso melhor, por favor.
Bem, já na largada nós temos todos os dados coletados de todos os carros, principalmente do nosso, tudo da pista, clima, condições do asfalto, temperatura de tudo que você puder imaginar, tempo de volta dos stints longos dos treinos, diferenças entre tipos de pneus, provável relação de cambio dos outros carros, diferenças para os de trás e eventualmente os da frente, são milhares de dados todos armazenados em alguns computadores que vão nos mostrando algumas possibilidades de estratégia. E isso muda a cada volta. A cada volta os sistemas apresentam as estratégias mais prováveis dos nossos adversários e qual seriam nossas melhores repostas a isso. Quando entra um VSC ou um SC o sistema imediatamente entende que todos tiraram o pé e identifica onde cada carro está na pista em qual velocidade. Ele demora cerca de 2 segundos para fazer isso, mas temos duas pessoas que podem dar um insert toda vez que algo fora do normal acontecer na pista. Para cada eventualidade existe um tipo de insert que pode ser inserido antes do sistema entender sozinho o que aconteceu, ou seja, antes daqueles 2 segundos.

Impressionante isso ser a cada volta! Agora, por que vocês trocaram o pneu do Hamilton logo após o Verstappen, se ele tinha um pneu que duraria mais?
Porque colocar um pneu duro naquele momento com as diferenças de tempo que eles estavam rodando na pista, certificava que o homem não precisaria mais parar, o pneu aguentaria qualquer estratégia que os Touros tivessem para o Max, além de nos proteger de um SC nas 10 ou 15 voltas seguintes.

Mas isso foi o sistema que mostrou ou vocês que decidiram?
Sempre somos nós. O sistema nos mostra as possibilidades mais prováveis e nós decidimos qual delas seguir.

Então foi por isso que vocês não pararam o Hamilton nem no VSC?
Exato, não era necessário. Mesmo com Max trocando os pneus ele não teria tempo para chegar no homem, como ficou provado no desenrolar da corrida. Os pneus dele cairiam antes e foi exatamente o que aconteceu. Tínhamos 11,3 segundos até faltarem 5 voltas para o final e Max não estava conseguindo tirar mais do que 2 décimos por volta nas 2, 3 ou 4 voltas anteriores, não lembro exatamente agora.

E aquela briga com o Perez, estava prevista?
Era uma possibilidade forte que os Touros usassem o Perez para frear o homem, o que é legítimo. Algumas voltas antes disso acontecer já sabíamos que ia acontecer, assim como o homem. Mas ele não podia estragar os pneus dele brigando muito com o Perez. Aí entra a inteligência dele em não ser muito agressivo naquela briga, ou podia estragar seus pneus e sua estratégia de corrida. Ele fez exatamente o que tinha que fazer, perdeu segundos que ele podia perder sem comprometer os pneus.

Bem Dude, agora a pergunta que não quer calar e que eu não entendi. Por que vocês não chamaram o Hamilton assim que que o safety-car entrou no final?
É simples, meu caro Adawtow. Haviam três possibilidades previstas no regulamento para a corrida não acabar em bandeira amarela, como todos esperávamos.

A primeira era o diretor de prova não permitir que os retardatários ultrapassassem o homem e o safety-car. Isso iria deixar todos aqueles carros entre o homem e Max e a relargada só seria na última volta, já que o regulamento manda que a pista esteja totalmente livre e sem detritos para o SC poder entrar (no box). Max não conseguiria ultrapassar todos os carros entre ele e o homem, além do próprio homem em uma única volta, mesmo considerando as bandeiras azuis que os retardatários receberiam.

A segunda possibilidade prevista no regulamento era todos os retardatários ultrapassarem o SC e isso terminaria a corrida em bandeira amarela. Essa era a mais provável, já que o próprio diretor de prova já havia dito antes no GP de Eifel que o “regulamento exigia que se um retardatário puder descontar uma volta, todos têm que descontar uma volta”. Isto está claro no regulamento, ele mesmo disse isso e ele mesmo seguiu o regulamento em todas as outras vezes que isso aconteceu. O diretor de prova não pode subverter a ordem dos pilotos na pista a seu bel prazer, nem ele, nem ninguém. E ao permitir que apenas alguns carros descontassem volta, ele tirou a possiblidade daqueles que ele não permitiu de disputarem posição com os carros que antes do SC estavam à frente deles. Ele manipulou não apenas o título entre o homem e Max, como também outras posições que poderiam trocar de mãos naquela última volta. Foi simplesmente absurdo, não há nenhuma desculpa e nenhum precedente para o que foi feito.

A autoridade prevalecente dele é sobre os comissários, delegados de prova, assistentes e qualquer outra pessoa que possa tomar as decisões sobre a entrada e saída do safety-car e de outros itens em treinos e corridas, mas nunca sobre o regulamento. Ninguém tem autoridade para burlar o que está claramente escrito no regulamento. Quantas vezes você leu o regulamento esportivo, Adawtow?

Muitas, Dude, você deve ter visto que eu até o traduzi para português!

Você ficou com alguma dúvida sobre isso?

Não, porque eu usei o princípio lógico de que ninguém pode prevalecer sobre o regulamento. Mas eu acho que esse regulamento devia ser reescrito descrevendo exatamente o que o diretor de prova deve fazer em cada situação.

Mas Adawtow, você pode prever situações que já aconteceram. E aquelas que não aconteceram? Você acha que uma pessoa pode decidir o destino de um título burlando o que está escrito?

Claro que não! E é por isso que sei qual seria a terceira possibilidade do Masi fazer e a mais correta. Bandeira vermelha e eles iriam para um tiroteio de 3 ou 4 voltas!

Não sei se seria a mais correta, mas sim, essa teria sido a terceira possibilidade, já que ele não queria terminar em bandeira amarela de jeito nenhum, nem que para isso burlasse o regulamento.

Esse negócio de não terminar em bandeira amarela de jeito nenhum é coisa da Liberty?

Não que eu saiba. Todos nós preferimos não terminar corrida alguma em bandeira amarela, DESDE QUE (com muita ênfase) seja possível fazê-lo sem ferir os princípios do regulamento e do esporte!

Concordo totalmente com isso Dude, mas e agora?

Você não vai publicar isso hoje, certo?

Combinamos que não!
Ok, houve uma reunião na terça-feira à noite entre o Lobo com alguns membros da equipe, a Daimler, a Ineos e os advogados. Ficou muito claro que teríamos que ir à justiça comum para ganhar essa parada, não no Tribunal de Apelação da FIA, que julga eles próprios. Na justiça comum os advogados disseram que seria ‘barbada’ nós ganharmos, mas aí teriam as consequências…

Quais?
A decisão do campeonato ficaria suspensa, não haveria proclamação, festa, não haveria nada, pois tudo seria embargado, até que se chegasse a um veredito. E isso poderia demorar meses com a FIA tentando postergar as decisões com uma briga jurídica feroz entre as partes. Seria um rompimento total com a FIA e com todo o automobilismo por ela governado. Portanto, se fossemos adiante teríamos que sair de todos os campeonatos, abandonar o automobilismo da FIA.

Isso foi decidido na própria terça-feira?
Não, neste ponto os donos da equipe (Daimler, Wolff e Ineos com 33% cada) terminaram a reunião e ficaram para decidir o que fazer. E é óbvio, hoje (quinta-feira passada) de manhã já sabíamos que eles não levariam isso adiante.

Você temeu que a equipe acabasse, caso eles levassem o caso à justiça comum?
Na verdade não, eu sabia que os três (Daimler, Wolff e Ineos) queriam continuar, o automobilismo e principalmente a Fórmula 1 está no DNA dos três donos. Ainda mais agora que certamente vai dar lucros operacionais muito maiores que antes desse novo Pacto de Concordia. Não temi não.

Dude, me conta o ambiente depois da corrida em Abu Dhabi.
Velório, meu chapa, velório. Nunca alguém que tenha trabalhado na equipe em 2021 vai esquecer o que aconteceu. Foi muito pesado, foi algo que todos sentimos que foi tirado de nós. Perder na pista é do jogo, qualquer coisa no carro podia ter quebrado a qualquer momento, os pneus podiam rasgar se o homem ficasse passando em cima daquelas zebras ridículas que fizeram lá, poderia haver um toque de corrida, tudo isso podia acontecer, mas seria do jogo. Ficaríamos muito tristes, mas seria efêmero, passaria logo. Mas não da maneira que aconteceu. Isso é duro, muito duro. O clima de velório persiste e não sei quando vai melhorar.

Na semana que vem, ou em algum momento próximo, o Lobo vai fazer uma reunião e vai tentar jogar todo mundo para cima. Mas não sei, cara, para mim e para muitos está sendo muito difícil de digerir. Vai demorar.

Mas vocês ganharam o campeonato de construtores pela oitava vez!
Ahhhhh Adawtow, não é a mesma coisa! Quem foi o campeão de construtores em 1981, por exemplo, você sabe?
Não lembro agora…
E o de pilotos?
Nelson Piquet, claro !!
Pois é, meu amigo… eu também não lembro quem foi o campeão de construtores de 1981!

Adauto Silva
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