Mercedes tem ótima base legal para seguir com seu recurso

terça-feira, 14 de dezembro de 2021 às 16:45
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Mercedes F1

Por: Adauto Silva

O que você vai ler abaixo são os itens do último Regulamento Esportivo da FIA publicados em 8 de dezembro de 2021, portanto quatro dias antes do GP de Abu Dhabi que decidiu o título mundial desta temporada.

Lewis Hamilton liderava a corrida com folga antes de Latifi bater a 5 voltas do final e ficar no meio da pista, além de espalhar muitos detritos na mesma. O diretor de prova mandou o safetý-car entrar, enquanto o carro de Latifi era retirado e os detritos varridos. Ele poderia ter mandado todos os retardatários ultrapassarem os carros que estavam na volta do líder e o safety-car. Mas ele demorou para tomar essa decisão e quando a  fez, não dava mais tempo para todos os carros fazerem isso antes da ultima volta, o que acarretaria numa bandeira quadriculada sob bandeira amarela.

Por isso, ele mandou apenas os retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen ultrapassarem para descontar a volta, deixando outros retardatários ainda atrás dos lideres. Mas isso não consta no regulamento. Pelo regulamento, ele devia mandar todos (se considerasse seguro fazê-lo) ou nenhum retardatário ultrapassar.

A Mercedes alega e disse que vai entrar com um recurso no Tribunal de Apelação com base nos artigos 48.12 e 48.13 do regulamento, depois que seus protestos foram rejeitados pelos comissários da FIA logo após a corrida.

Os comissários da FIA usaram o artigo 15.3 para rejeitar o protesto da Mercedes.

O caso da Mercedes parece forte. Se os comissários usaram o artigo 15.3 para rejeitar os protestos da Mercedes, ou seja, um artigo anularia o outro em parte ou na sua totalidade. O fato é que não anula em parte e muito menos na sua totalidade, até porque não consta que um artigo tenha esse poder em nenhum lugar de todo o Regulamento Esportivo.

Usar o artigo 15.3 neste caso é inconsistente com uma visão de linguagem clara do regulamento. Também contradiz diretamente a abordagem do próprio Michael Masi em circunstâncias semelhantes no GP Eifel de 2020, onde ele afirmou: ‘Há uma exigência no regulamento esportivo para todos os retardatários’ [ênfase adicionada] ultrapassarem o líder e o safety-car antes que o safety-car retorne ao pit lane e a corrida recomeçe’, portanto, o período do safety-car foi um pouco mais longo do que o que normalmente desejaríamos’ – ou seja, o diretor da corrida não pode anular a aplicação apropriada dos regulamentos, incluindo a aplicação total do artigo 48.12

Artigos que a Mercedes protestou e disse que vai apelar, que são referentes ao safety-car:

48.12 Se o oficial do percurso considerar seguro fazê-lo, e a mensagem “CARROS RETARDATÁRIOS AGORA PODEM ULTRAPASSAR” foi enviada a todos os concorrentes através do sistema de mensagens oficial, *todos os carros que foram ultrapassados pelo líder serão obrigados a passar os carros na primeira volta e também o safety car.

Isso só se aplica a carros que tomaram uma volta no momento em que cruzaram a linha, no final da volta durante a qual cruzaram a primeira linha do Safety Car pela segunda vez depois que o Safety Car foi acionado.

Tendo ultrapassado os carros na volta da frente e o safety car, esses carros devem seguir pela pista a uma velocidade apropriada, sem ultrapassar, e fazer todos os esforços para se posicionar atrás da fila de carros atrás do safety car.

Enquanto eles estão ultrapassando, e para garantir que isso possa ser realizado com segurança, os carros na volta do líder devem sempre permanecer na linha de corrida, a menos que um desvio dela seja inevitável. A menos que o oficial de pista considere a presença do safety car ainda necessária, uma vez que o ultimo retardatário tenha ultrapassado o líder, o safety car retornará aos boxes no final da volta seguinte.

Caso o oficial do percurso considere que as condições da pista não são adequadas para ultrapassagem, a mensagem “A ULTRAPASSAGEM NÃO SERÁ PERMITIDA” será enviada a todos os competidores através do sistema de mensagens oficial.

48.13 Quando o oficial do percurso decidir que é seguro chamar o safety car a mensagem “SAFETY CAR NESTA VOLTA” será enviada a todos os concorrentes através do sistema de mensagens oficial e as luzes laranja do carro serão apagadas. Este será o sinal para os competidores e pilotos de que o safety car entrará no pit lane no final dessa volta.

Nesse ponto, o primeiro carro da fila atrás do safety car pode ditar o ritmo e, se necessário, ficar mais de dez carros atrás dele.

Para evitar a probabilidade de acidentes antes do safety car retornar aos boxes, a partir do ponto em que as luzes do carro são apagadas, os pilotos devem prosseguir em um ritmo que não envolva aceleração ou frenagem erráticas, nem qualquer outra manobra provável para colocar outros pilotos em perigo ou impedir a relargada.

Conforme o safety car se aproximar da entrada no box, as pranchas do SC serão retiradas e, exceto na última volta da sessão de qualificação de sprint ou da corrida, conforme o líder se aproxima da linha, as bandeiras amarelas serão retiradas e uma bandeira verde e / ou o painel de luz verde será exibido na linha

Artigo que os comissários usaram para rejeitar o protesto da Mercedes:

15.3 O oficial de percurso deve trabalhar em consulta permanente com o diretor da prova. O diretor da prova terá autoridade prevalecente nas seguintes questões e o secretário do percurso pode dar ordens a respeito delas somente com o seu consentimento expresso:

a) O controle dos treinos livres, sessão de classificação sprint e da corrida, cumprimento do horário e, se julgar necessário, a apresentação de qualquer proposta aos comissários para modificar o horário de acordo com o Código ou Regulamento Desportivo.

b) A parada de qualquer carro de acordo com o Código ou Regulamentos Desportivos.

c) A interrupção do treino, suspensão de uma sessão de classificação sprint ou suspensão da corrida de acordo com o Regulamento Desportivo, se ele julgar inseguro continuar e garantindo que o procedimento de relargada correto seja executado.

d) O procedimento de largada.

e) O uso do safety car.

*todos os carros que foram ultrapassados pelo líder serão obrigados a passar os carros na primeira volta e também o safety car.
*any cars that have been lapped by the leader will be required to pass the cars on the lead lap and the safety car.

Em inglês a palavra usada é “any” que alguns tradutores estão usando erroneamente como “qualquer”, mas neste caso da língua inglesa ela significa “todos”, ainda mais que vem acompanhada de “cars”, ou seja, no plural. E nem é uma questão de semântica, mas sim um erro crasso de tradução da língua inglesa para algumas outras, português e alemão incluídas.

A Mercedes tem sim um caso. Não sei se ela vai ganhar e o que poderia ganhar, mas ela tem um caso com uma base legal extremamente sólida.

Adauto Silva
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