EXCLUSIVO Dude e Mate no final do churrasco…

quarta-feira, 8 de novembro de 2023 às 19:11

Churrasco noturno

Clique AQUI para ler a Parte 1

Por: Adauto Silva

Parte dois da conversa com o Dude (Mercedes) e o Mate (Red Bull) depois de umas 3-4 horas na minha casa no domingo a noite com muita carne e uma quantidade obscena de caipirinhas!

Inclusive devo dizer que nunca vi alguém com tanta resistência a pinga e vodca quanto o Mate. Aparentemente o Mate estava ótimo, talvez com a língua um pouco mais solta para falar mais à vontade, mas nada que quem não o conhece percebesse alguma alteração, realmente impressionante!

O Dude estava tranquilo, ele e eu bebemos só umas três caipirinhas. Quando ofereci mais uma e ele a resposta foi: “Adawtow, pensa que não sei o que você está querendo? Já está ótimo, agora só água…

Então liguei o gravador e começamos.

Eu: Mate, a pergunta ainda sem resposta para muita gente…
Mate: Será que eu a tenho nessas alturas?
(risos gerais)
Eu: Claro que sim, contra todas as possibilidades, você parece ótimo !! Quero saber sua opinião sobre a batida do Hamilton com o Verstappen em Silverstone na Copse em 2021…
Mate: Vamos lá, Adawtow, essa é fácil, faz uma mais difícil aí…
Eu: Depois… vamos começar com essa !!
Mate: Eu sei que muita gente ainda fala sobre isso. Ali ambos poderiam ter evitado o acidente, mas é óbvio que nenhum dos dois quis evitá-lo. Se o homem freia um pouquinho antes ou se o Max faz uma tangência um pouquinho mais aberta não haveria o acidente. A “culpa” não foi de apenas um deles ou se você preferir, foi dos dois.
Eu: Engraçado você ainda chamá-lo de “o homem”…
Mate: Acostumei do tempo que trabalhei lá. Mas ele ainda é mesmo, veja o que ele está fazendo com esse carro todo remendado. É um espanto ele ainda ter chances de ser vice, mas mesmo que não seja. Um piloto com tantos títulos se propor a fazer o que ele está fazendo é incrível. Parece o Schumacher no final de 98 quando continuou nos Vermelhos guiando aquela carroça.
Eu: E o Max, ele não é “o homem” agora ??
Mate: Max é “o cara”, é muito mais jovem, guia demais mesmo e o homem é o único que pode disputar com ele ainda. Qualquer outro é certeza que vai perder do Max.
Eu: Voltando ao acidente…
Mate: Adawtow, ali nenhum deles podia tirar o pé para o outro. Os fãs não entendem até hoje que aquilo foi uma disputa mental. Quem tirasse o pé ficaria em desvantagem moral pelo resto do ano. Então eles foram para a batida e o homem deu muita sorte de continuar na corrida, porque incrivelmente a suspensão dianteira esquerda dele não quebrou e sequer entortou.
Eu: Mas naquelas circunstâncias com o Max por fora, eu digo que ele tinha mais chances de se dar mal.
Mate: Naquela batida sim, mas ele mostrou ao homem e aos outros pilotos que não tiraria o pé em disputas futuras e você viu que não tirou mesmo nunca mais, principalmente para o homem. Perdeu aquela corrida, mas ganhou muita moral com todos!
Eu: Na verdade quem tirou o pé depois algumas vezes foi o Hamilton…
Dude: Calma lá, ele tirou porque depois daquilo o Max estava sempre na frente no campeonato e qualquer batida que tirasse o homem da corrida acabaria com as chances de título dele. Se fosse o contrário o Max é quem tiraria o pé.
Eu: Tiraria ??
Mate: Eu digo que sim, o Max não é burro, muito pelo contrário. Ele é bastante inteligente, frio e tem um raciocínio muito rápido. Ele antecipa as coisas melhor do que ninguém.
Dude: Discordo, o homem também antecipa tudo muito bem. E pegou a mão das disputas novamente de tanto que tem disputado no meio do pelotão.
Mate: Sim, concordo com isso, eles são muito equivalentes em praticamente tudo.
Eu: Dude, concorda com isso ??
Dude: Mais ou menos. Eu acho que o homem ainda tem uma vantagem de poder de adaptação que ainda não vimos no Max.
Eu: Adaptação ao que, exatamente ??
Dude: A qualquer regulamento e ao carro, principalmente. Ele guia muito rápido carro traseiro, dianteiro, neutro e com qualquer tipo de dureza de pneu, novo ou usado, é impressionante. Quando ele chegou na McLaren o acerto da equipe era totalmente dianteiro como o Alonso queria, mas o homem guiava um GP2 traseiro até o ano anterior. Ele se adaptou ao carro muito rápido, quase instantaneamente. Claro, pediu para deixarmos um pouco menos dianteiro que o do Alonso. Depois que aconteceu tudo aquilo e o Alonso foi embora, deixamos o carro o mais neutro possível em 2008 e ele já ganhou o título, que aliás, deveria ter sido dele em 2007 também, ano de estreia, um fenômeno. De 2009 em diante nossos carros eram estranhos, saiam de frente nas entradas de curva e de traseira nas saídas. Ele se adaptou e ganhou corridas em todos aqueles anos e até disputou o título em 2012 contra uma Red Bull infinitamente superior. Mas tivemos quebras e alguns erros que ele não suportou, por isso foi embora para a Mercedes contra tudo o que diziam na época.
Eu: E você foi junto…
Dude: Três meses depois e até hoje não sei se foi ele quem me indicou.
Eu: Você nunca perguntou isso a ele ??
Dude: Perguntei uma vez e ele me deu um tapinha nas costas…
Mate: Foi ele, claro!
Eu: Mate, você concorda com o que o Dude disse sobre a vantagem do Hamilton sobre o Verstappen ??
Mate: Olha, a única coisa que o homem tem a mais é a experiência. No resto eles são muito equivalentes, apesar de eu achar que o Max tem muita autoconfiança, até mais que o homem. Nada o abala, pelo menos eu nunca vi. Mas eu concordo que também nunca vimos o Max com um carro dianteiro. Eu acho que ele se adaptaria, mas não tenho certeza absoluta. Num carro neutro ele se adaptaria mais fácil.
Dude: Pista de rua meio travada não é o forte dele…
Mate: Tem algumas pistas onde o homem também não é tão forte…
Dude: Duas, no máximo. E uma delas já saiu…
Eu: Bom, para encerrar esse assunto, quais os pilotos que vocês acham que são capazes de montar um desafio real contra o Max pelos próximos títulos?
Mate: Hoje só vejo o Lewis. A autoconfiança do Max é tanta que os outros se sentem intimidados por ele, já percebeu isso?
Dude: Sou obrigado a concordar…
Eu: Alonso, Norris, Leclerc e Russel não ??
Mate: Esquece o Fernando, ele nunca mais terá carro para disputar um título, a menos que a Aston Martin faça um foguete no ano que vem.
Eu: Nem na Red Bull ??
Mate: Ele não é nem mencionado lá dentro. O Perez vai continuar ano que vem.
Dude: O Fernando não tem lugar em equipe grande mais, Adawtow. E isso já faz tempo.
Eu: Mas hoje na corrida ele foi demais, segurar o Perez tantas voltas com um carro mais lento e no fim ganhar dele foi demais !!
Dude: Viu onde o Lance chegou? Sem comentários…
Mate: O problema do Fernando é fora da pista. É no box, na fábrica, com o companheiro de equipe, com o chefe de equipe, com os engenheiros. É um cara muito difícil de lidar. Ele armou contra ele mesmo e continua armando. Viu o lance com o Esteban no sábado?
Eu: O Dude e eu estávamos falando nisso quando você chegou…
Mate: Por que pararam?
Eu: Não paramos !! Até te perguntei isso e você pediu para desligar o gravador…
Mate: Ops, tinha esquecido. Mas foi o cúmulo. Como ele entra na linha de corrida numa curva longa bem na hora que o Esteban estava chegando e tendo acabado de corrigir o carro?
Dude: O pior é que ele olhou no retrovisor antes. Qualquer piloto sairia ainda mais da linha de corrida, até para fora da pista à direita!
Mate: Mas ele fez o contrário, virou o volante para à esquerda. Sem noção.
Eu: Vocês acham que ele quis bater de propósito ??
Dude: Bater não porque podia danificar bastante o carro dele, mas quis atrapalhar muito o Esteban!
Mate: Ele quis dar um susto num cara que ele não gosta, mas errou o cálculo e bateram.
Eu: Achei estranho os comissários não o punirem…
Mate: Comissários? Conta outra piada que essa já perdeu a graça, “big Adawtow”!
Eu: Ok, e os outros que citei ??
Mate: Quem você citou mesmo? Nem lembro mais
(mais risos)
Eu: Norris, Leclerc e Russel para disputarem mesmo contra o Max
Mate: Nenhum deles, não por enquanto…
Dude: Também acho. Ainda falta alguma coisa para esses pilotos encararem uma disputa real contra o Max. Só o homem encara.
Eu: O que falta para os outros, atitude ??
Dude: Acertou em cheio. Nenhum deles “manda” na equipe, sabe?
Mate: Exatamente.
Eu: Nenhum deles é alfa ??
Dude: Acho que querem ser, mas ainda não são e não sei se serão. O Russell desses aí é quem tem mais atitude.
Mate: O piloto alfa já mostra isso de cara, no primeiro ou no segundo ano no máximo. É uma coisa que já vem de dentro dele, sabe?
Dude: Você vai publicar isso, Adawtow?
Eu: Ah Dude, só essa vez, vai…
Dude: Ok, mas então vamos mudar de assunto então.
Eu: Última pergunta sobre os outros pilotos !!
Mate: Pode mandar que eu respondo. O Dude que é muito “certinho” (na verdade falou um termo impublicável). Pode confiar Dude, o nosso “big Adawtow aqui nunca deu uma bola fora conosco, cara!
Eu: Queria saber o que vocês acham do Piastri e do Tsunoda.
Mate: Ahhhhhh… você tem uma “quedinha” pelo japonês, né Adawtow
Dude: Tem mesmo!!!
(muitos risos)
Eu: Sério, vai…
Mate: Ele melhorou demais e hoje guia rápido um F1 como tem que ser guiado. Tecnicamente ele está muito bem mesmo, mas tem dois pontos que ainda precisa melhorar. Cabeça e ultrapassagem.
Eu: Mas ele fez tantas ultrapassagens sábado e hoje !!
Mate: Mas ele fica emocionado demais e comete erros na aproximação. Ele se defende muito melhor do que ataca. Às vezes dá um “tilt” na cabeça dele quando vê o cano de escape do adversário se aproximando.
Dude: É verdade, hoje ele poderia ter feito um P7 fácil, mas cometeu dois erros em aproximações. O Mate tem razão!
Mate: E quando eu não tenho???
Dude: Depois de meia dúzia de caipirinhas só aqui no churrasco ??
(mais risos)
Mate: Imagina, tomei umas três no máximo… Falando nisso, Adawtow, achei que a última estava muito boa, mas com um gosto diferente!
Eu: A última ????? As últimas três foram com vodca porque a pinga acabou !!
(gargalhadas totais)
Eu: E o Piastri ??
Mate: O que tem o Piastri ?? Ele vai vir tomar mais umas caipirinhas com a gente ??
Dude: Kkkkkkkkkkkkkk! Ele quer saber o que achamos dele como piloto!
Mate: É rápido, mas está meio cru ainda…
Dude: É o melhor estreante desde o Max!
Mate: Mas não tem a atitude do Max…
Dude: Calma, vamos ver no ano que vem. Adawtow, mudemos de assunto, vai…
Eu: Vamos falar do ano que vem…
Mate: É nosso de novo…
Dude: Vai sonhando, vai!
Eu: Opa, agora vai !!
Mate para o Dude: Você realmente acredita que vão conseguir nos superar?
Dude: Plenamente
Mate: Duvido. Depois sou eu quem bebe…
Dude: Meu Deus, você viu o quanto a McLaren melhorou dentro desta temporada! Eles ganharam mais de 1 segundo em duas atualizações!!!
Mate: Kct, isso foi impressionante. E com o mesmo carro!
Dude: Pois é, vamos conseguir mais que isso no próximo carro e você sabe que somos capazes de conseguir.
Mate: Está achando que vamos estagnar?
Dude: Não, não estou. Mas vocês não têm muito o que melhorar.
Mate: Hummmm…
Eu: Mate, como vocês conseguem ser tão rápidos de reta e em curvas?
Mate: Bem, isso eu posso falar porque o Dude já sabe. O assoalho tem que funcionar muito bem, mesmo que em algumas pistas esteja um pouco mais alto. E tem que funcionar em perfeita harmonia com a suspensão. Sem isso esquece, ninguém melhora mais que meio segundo sem isso. E digo mais, se errar nesse balanço o carro piora, igual aconteceu com a AM (Aston Martin).
Eu: Mas isso é em torno das curvas. E em reta?
Mate: Temos mais downforce e menos arrasto que os outros. Simples assim!
Eu: Então esse foi o pulo da McLaren?
Mate: Provavelmente.
Dude: Certamente foi!
Eu: Dude, você já sabendo disso, como é que o carro de vocês não anda ??
Dude: O problema é a execução disso num carro remendado, não tem como…
Mate: Mesmo se não fosse remendado. É muito, mas muito difícil acertar o carro e principalmente esse balanço em todas as pistas, pois ele muda demais de acordo com a pista. Esses carros atuais são extremamente sensíveis a qualquer mudança mínima, muito mais que de 2021 para trás. E outra, o Max guia o carro exatamente da maneira que tem que ser guiado, casou perfeitamente com a tocada natural dele. Dude, você está há mais de 20 anos nesse troço, já viu carros tão sensíveis como esses?
Dude: Não, nunca vi. Concordo com tudo o que você disse agora ao Adawtow.
Eu: Dude, o Hamilton e o Russell conseguem guiar esse tipo de carro como ele tem que ser guiado?
Dude: Se dermos a eles o carro com o balanço certo, tenho certeza que sim.
Eu: O Russell também?
Dude: O Russell guia muito parecido com o Hamilton, só lhe falta mais experiência e às vezes paciência. Ele é um pouco ansioso. Mas ele é focado e não se intimida fácil. Ele é um dos poucos que não se deixa intimidar pelo Max.
Mate: Nesse aspecto o Carlos parece que não se intimida também. Ele tem uma rixa com o Max desde os tempos da Toro Rosso.
Eu: Mas agora estamos falando de tocada, de velocidade e de inteligência para encarar o Max…
Mate: Aí por enquanto é só o homem…
Dude: Eu não sei não, acho que o Russell com o carro certo também encara. Não é fácil ser companheiro de equipe do homem, aliás é tão difícil quanto ser do Max.
Mate: Nisso, mas só nisso, o Dude tem razão…
Eu: Mate, uma pergunta que pediram para eu te fazer…
Mate: “Pediram” quem???
Eu: Um amigo meu que não tem nada a ver com automobilismo. É um fã da F1.
Mate: Vai…
Eu: Se o Perez sair quem tem mais chances de assumir o carro dele, o Tsunoda ou o Ricciardo ??
Mate: Mas eu já disse que o Sergio vai continuar…
Eu: Hipoteticamente, vai…
Mate: O Ricky é muito querido lá dentro, é um ótimo marqueteiro e está guiando direitinho aquele carro, ou seja, o Yuki precisaria ser muito melhor que ele para conseguir a vaga. Mas te digo uma coisa, eu gostaria de trabalhar com o Yuky. Vejo bom potencial nele.
Eu: Boa !!
Mate: Tá vendo, também tenho uma quedinha por ele!!
(gargalhadas)
Eu: Qual é a dupla de pilotos ideal para vocês, sem valer Max e Hamilton?
Dude: Nós já temos a dupla ideal. É a nossa.
Mate: Na lata assim? Max e Carlos
Dude: Pessoal, vocês viram que horas são?
Eu: Está cedo…
Dude: Cedo mesmo, só que de segunda-feira!!!
Mate: Adawtow, como a sua excelentíssima patroa não nos expulsou ainda?
Eu: Que nada, ela está adorando
Patroa: Estou mesmo, mas parece que vocês falam em código! Tem picanha ainda…
Dude: Muito obrigado, mas faz tempo que não como tanto como hoje!
Mate: Super obrigado, mas também não aguento mais comer!!! Dude, porque não tem essas carnes lá no UK (Reino Unido)?
Dude: Não tem naquele buraco no fim do mundo que você mora. Em Londres tem, mas não sei fazer!
Mate: O que você está falando, você não mora em Londres! Nem esses limões aqui não tem lá.
Dude: Vai em qualquer supermercado amanhã antes de ir embora, que tem esses limões aos montes e não custa nada, é super barato!
Mate: Mas pode entrar com isso no UK?
Dude: Sei lá, já levei na bagagem de mão várias vezes. Vamos embora, Mate, está muito tarde!
Eu: Peraí, vamos tomar uma “saideira”
Dude e Mate: O que é isso ??
Eu: Kkkkkkkkkk…. é a última antes de sair !!
Mate: Demorou…
(gargalhadas)
Dude: Tem Uber essa hora?
Eu: Uber ?? Eu vou levar vocês dois para o Hotel !!
Dude: Não precisa mesmo, Adawtow
Eu: De jeito nenhum, faço questão!
Mate: Vamos conhecer a Mercedes do Adawtow?
Dude: Ele tem uma Bimmer…
Mate: Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. big Adawtow, agora sim!!!

E então acabou a nossa noite, eram quase 2 horas da madruga. Claro que eu não tomei a saideira, mas o Mate e o Dude tomaram.
Da minha casa ao Hotel que o Mate são uns 15 minutos.

Dude: Ele vai dormir no carro!
Eu: Duvido…

Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.