EXCLUSIVO Dude e Mate no começo do churrasco…

segunda-feira, 6 de novembro de 2023 às 19:25

Paddock Interlagos

Por: Adauto Silva

Ontem à noite, domingo do GP de São Paulo, meus dois amigos que trabalham nas equipes Mercedes e Red Bull, “Dude” e “Mate” respectivamente vieram na minha casa para um churrasco noturno regado a caipirinhas.

O Dude chegou na hora marcada, mas o Mate atrasou um pouco por ter ido comemorar a vitória na corrida com um pessoal da Red Bull.

Aproveitei para falar com o Dude antes do Mate chegar, pois quando ambos estão juntos, é quase impossível tirar qualquer coisa relevante deles sobre suas próprias equipes. Eles continuam grandes amigos, mas os negócios são à parte…

Enquanto colocava o carvão na churrasqueira, liguei o gravador e falei para o Dude começarmos antes do Mate chegar. Já com um copo de caipirinha nas mãos, ele disse:

“O Mate sempre atrasado, falhei nesse ponto quando o treinei, kkkk”
Eu: Ele me avisou que está quase saindo da comemoração com os caras dos Touros. Acho que temos tipo meia hora…
Dude:: Manda!
Eu: É tanta coisa que não sei nem por onde começar. Que tal começarmos pelo final e você me dizer o que aconteceu nesse final de semana que vocês não andaram nada?
Dude:: Primeiro você sabe que esse carro é um monstrengo, certo? Ele não foi projetado para ter sidepods e outros detalhes. A distribuição de peso está errada, o peso está errado, o cockpit não é centralizado e a refrigeração da UP não é ideal.
Eu: Sim, mas tudo isso aconteceu depois que vocês resolveram colocar os sidepods e mudar um monte de coisas, inclusive o assoalho. Mas nas duas últimas corridas vocês tinham feito P2 (EUA e México), apesar da desclassificação do homem nos EUA.
Dude:: Sim, mas o que falei é o ponto de partida. Precisa considerar tudo aquilo para falarmos do que veio depois. O carro ficou muito, mas muito difícil de acertar depois que virou um monstrengo. Em algumas pistas beira o impossível.
Eu: E o assoalho novo nos EUA visando 2024?
Dude:: Então, esse foi o ponto de virada, pelo menos parecia.
Eu: Não é mais ??
Dude: Não é tão simples assim. Nos EUA e no México funcionou muito bem, sempre considerando que este carro é um monstrengo. A desclassificação nos EUA foi por menos de 1 milímetro por causa do começo da corrida onde o carro estava muito pesado de tanque cheio.
Eu: Verdade, você já havia me dito isso. Me disse até que se o carro estivesse com a suspensão pouca coisa mais dura vocês não teriam batido o assoalho no chão a ponto de serem desclassificados.
Dude:: É, mas eu te disse também que com o carro um pouco mais duro o desempenho não seria o mesmo. O fato é que foram as ondulações da pista que nos pegaram de tanque cheio. O George também teria sido desclassificado, os dois Vermelhos e outros carros, se tivessem sido vistoriados após a corrida.
Eu: E no México?
Dude:: Lá pudemos andar com o carro na mesma altura dos EUA, pois a pista é bem lisa e as zebras não são altas.
Eu: Então é isso !!
Dude:: Claro, tudo parte disso, o acerto do carro todo é como eu já te disse uma vez. É como uma corrente e cada parte é um elo. Quando você tem um elo fraco a corrente arrebenta bem ali. Nos EUA e no México o carro estava “bom” porque rodamos na altura que o assoalho tem que estar.
Eu: Por que o “bom” entre aspas ??
Dude:: Porque nessas duas pistas chegamos provavelmente no máximo que esse monstrengo pode chegar.
Eu: Aqui (Interlagos) vocês tiveram que levantar o carro !!
Dude: Bingo!
Eu: Desconfiei desde a sexta-feira…
Dude: Eu sei.
Eu: Foi “só” esse o problema ??
Dude: Não, teve outro. Erramos na refrigeração da UP também, que é outra coisa muito fácil de errar num sistema feito para o carro que estreamos e depois mudamos. Nossa previsão do tempo estava errada, esperávamos menos calor. A dissipação do calor estava insuficiente.
Eu: Por isso o carro estava tão ruim de reta…
Dude: Some um carro mais alto com mais arrasto do que deveria, uma asa traseira mais angulada para tentar compensar o menor downforce do assoalho, – mas nem tanto – e uma UP com mapeamento abaixo do que poderia por causa da refrigeração pobre e é isso aí, um carro horrível, todo errado.
Eu: Uau…
Dude: Um dos piores, senão o pior, carro que tivemos no ano. As circunstâncias da corrida ajudaram, porque sem elas era provável que nem marcássemos pontos.
Eu: Pô Dude, o lance do assoalho é ainda mais sensível do que eu imaginava.
Dude: É muito, nesses carros é o primeiro elo da corrente. O resto todo depende demais de o assoalho trabalhar certo. Quando o Mate chegar pergunte a ele o que aconteceu com eles em Singapura e você vai ver que com eles é a mesma coisa. O carro teve que ir um pouco mais alto do que antes e todo o resto do acerto tinha que ser diferente e eles não estavam acostumados. Aquilo os pegou de surpresa.
Eu: Mas eles aprenderem rapidamente, já na corrida seguinte !!
Dude: Eles têm o Adrian, um cara que já tem a experiência e o conhecimento disso. Todo o resto – e nos inclua nisso – estamos aprendendo algo que ele já sabe. Pior, algo que ninguém consegue simular em túnel de vento e CFD perfeitamente ainda.
Eu: E a suspensão ??
Dude: Tudo no próximo carro será diferente, não aproveitaremos praticamente nada desse carro.
Eu: Nem o assoalho ??
Dude: Esse assoalho é um ensaio para o assoalho do W15. A ideia é ver o quanto downforce ele gera sem quiques e as alturas que ele funciona.
Eu: Bem, já viram que mais alto ele não funciona. O quão alto ele estava ??
Dude: Desculpe Adawtow, mas essa é uma informação que não pode ser publicada.
Eu: Ok, não publico e o Mate ainda não chegou.

Então ele me deu uma explicação sobre altura de assoalhos e suas consequências no resto do carro. A cada milímetro que o assoalho sobe, o carro perde “x” downforce (no caso poder de sucção) e a única maneira de compensar é adicionando downforce por cima do carro, que gera arrasto perdendo velocidade em reta, além de desequilibrar o balaço dianteiro e traseiro nas curvas. Pode-se compensar menos, porém o carro passa a desgastar muito os pneus, então o piloto não pode forçar em curvas, ou ficará sem pneus rapidamente. Russell forçou mais que devia na corrida, por isso chegou a ficar muito perto de Hamilton e depois ficou sem pneus antes de Hamilton. Enfim, esse assoalho é o melhor que a Mercedes já produziu desde o primeiro em 2022, mas só funciona na altura certa, não tem margem. O gol da Mercedes no próximo assoalho é que ele funcione melhor quando o carro tiver que ser levantado 1 ou 2 milímetros.

Eu: Eu diria que vocês estão no caminho…
Dude: Como te disse antes, é um aprendizado constante na prática, o que sempre é muito mais demorado do que quando você já tem a teoria e a prática. Veja o caso da Aston Martin. Eles voltaram para o estágio 1 (começo do ano), que é melhor do que o 2 deles e de todo o resto.
Eu: Sim, o Fallows trabalhou com o Newey.
Dude: Mas só pegou o estágio 1, ou seja, o carro projetado pelo Adrian para 2022, que já sofreu muitas melhorias.
Eu: E na hora de desenvolverem as coisas andaram para trás…
Dude: É o que parece.
Eu: Como você acha que vai ser a briga com a Aston Martin nas duas últimas corridas ??
Dude:: Las Vegas é uma incógnita, mas por ser pista de rua eu duvido que seja lisa o suficiente. Tem que ver no TL1. Abu Dhabi pode dar uma briga boa, a pista lá sempre foi muito lisa e as zebras não são altas, a menos que alguma coisa mude esse ano.
Eu: O P2 nos construtores é uma meta?
Dude: Nunca foi, pelo menos na nossa equipe. Ninguém lá fica satisfeito sendo o primeiro dos perdedores. Mas nessas alturas é o máximo que podemos almejar e seria uma derrota muitíssimo dura para nós, caso os Vermelhos consigam nos ultrapassar.
Eu: Tão dura quanto Abu Dhabi 2021?
(Dude muda para uma feição de fúria)
Dude: De jeito nenhum. Não engolimos aquilo, nunca vamos engolir, aquilo está como uma batata nas nossas bocas e teremos a nossa revanche para cuspir fora antes de ter que passar pelas nossas gargantas, pode ter certeza!
Eu: Opa, agora senti firmeza !!
Dude: Você nem imagina… mas não falemos sobre isso, não estraguemos a noite.
Eu: Ok, eu entendo. Teremos alguma coisa nova no carro em Las Vegas ou Abu Dhabi ??
Dude: Talvez.
Eu: Ahhhhhhhhhhhhhh Dude !!
Dude: Talvez, Adawtow, talvez… depende do departamento financeiro!
Eu: Ah, o limite de orçamento
Dude: Exatamente. Poderíamos colocar mais duas ou três partes como ensaio para 2024, mas…
Eu: Vamos falar dos pilotos !!
Dude: O homem e o George, certo?
Eu: Um pouquinho dos outros também?
Dude: Dos outros sem publicar…

Nesse momento o Mate chega, nos abraça efusivamente, tira um sarrinho do Dude perguntando onde estavam o Hamilton e o Russell na corrida e declara: “Adawtow, hoje é aquele caso clássico da criatura que superou o criador por dois anos seguidos”
(muitas risadas)

Dude: Ah bom, ainda bem que você não disse três anos seguidos!!!
Mate: Por que não estou tomando uma caipirinha ainda?
Eu: Tá saindo, Mate… quantas você já tomou na festinha lá ??
Mate: E você acha que eu conto quantas tomo ??
(risadas gerais)
Dude: Cuidado que ele está gravando…
Mate: Sem problemas, ninguém vai me escutar bebendo!
(mais risadas)
Mate: Esse troço (gravador) vai ficar ligado o tempo todo???????
Eu: Não, já vou desligar, mas depois precisamos conversar com ele ligado. Mas antes de desligar eu queria fazer uma pergunta a vocês dois! O que vocês acharam da batida entre o Alonso e o Ocon no qualy curto de sábado?
Mate: O que você achou, Adawtow?
Eu: Achei que o Alonso deveria ter sido desclassificado, depois de ver a onboard dele !!
Dude: Claro que deveria!
Mate: Até agora não vi a onboard da batida, mas se vocês dois estão dizendo, então eu discordo!
(risos gerais)
Mate: Lógico que vi a onboard. Desliga aí que eu te digo o que teria acontecido com o Fernando, se ele tivesse feito aquilo com o Max!
Eu: Sério Mate? Me deixa gravar isso !!
Mate: Melhor não…
(mais risadas)

Então desliguei o gravador… Mas terá continuação!

Clique AQUI para ler a Parte 2

Adauto Silva

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